Técnico da seleção espanhola foi um dos destaques do Mundial pelas entrevistas, lives e declarações sinceras; após eliminação precoce, ele não garante que fica e defende jogadores Um dos grandes personagens desta Copa do Mundo, o técnico Luis Enrique foi da euforia à frustração em alguns dias. Do espetáculo ao fiasco. O início avassalador com a goleada por 7 a 0, em cima da Costa Rica, no primeiro jogo, terminou com uma eliminação considerada trágica para Marrocos, nos pênaltis, nas oitavas de final, nesta terça.
+ Tabela da Copa do Mundo
+ Notícias da Espanha
O primeiro jogo da seleção espanhola foi um belo cartão de visitas. Placar elástico e brilho dos garotos, que ganhavam os destaques dos jornais como a nova geração de ouro espanhola. Mas foi só. A seleção empatou com a Alemanha (1 a 1), perdão para o Japão (2 a 1), e fez uma partida sem aspirações contra o Marrocos.
+ "Fiasco" e "Pesadelo": jornais do mundo repercutem eliminação da Espanha nas oitavas
Galvão manda recado para Luis Enrique, técnico da Espanha
Logo no início da competição, o técnico espanhol afirmou que futebol é um espetáculo e que só a Espanha jogava bonito no Mundial.
- Chegou a um ponto em que perdemos o rumo. A primeira coisa que devem ensinar aos treinadores no curso de treinadores é que isto é um show, um espetáculo. Há 50 ou cem mil pessoas te vendo no estádio. Em casa, milhões de pessoas. É como ir ver uma peça de teatro: se esta for chata, no final não haverá ninguém no teatro - avaliou.
"Se há alguma seleção melhor que a Espanha? Futebolisticamente, não, claramente. Temos favoritas como a França e o Brasil, mas ninguém pode ficar surpreso ao ver o que fazem."
+ Galvão corneta Luis Enrique: "Cara mais metido desta Copa do Mundo"
Luis Enrique em Marrocos x Espanha nas oitavas da Copa do Mundo
REUTERS/Matthew Childs
+ Maurício Noriega: "Espanha inventa o futebol comida de hospital"
+ Análise: Espanha repete 2018, troca mil passes e cai nos pênaltis
Depois das boas atuações na Eurocopa e na Liga das Nações, a Copa do Mundo foi uma grande decepção para Luis Enrique. Ele montou o elenco e o estilo, mas o resultado não chegou, e a sensação de ter falhado é evidente. Na coletiva de imprensa após a eliminação da Espanha, o técnico não garantiu a permanência no comando da seleção.
- Não posso lhe dizer (se fica) porque não sei. É que até lá, não é o momento de falar sobre meu futuro, não tem importância ou interesse. A seleção terá agora tempo até voltar a competir. Meu contrato está terminando, mas a Federação sabe que estou muito à vontade na seleção (...)Tenho que pensar com calma, o que é o melhor não só para Luis Enrique, mas também para a equipe nacional - disse.
Melhores momentos: Marrocos 0 (3) X (0) 0 Espanha pelas oitavas de final da Copa do Mundo