Scarpa foi para o Nottingham Forest de graça e Campeonato Inglês não comprava diretamente de time do Brasil desde 2019, quando o atacante João Pedro trocou Fluminense pelo Watford Vendido por 20,3 milhões de euros pelo Palmeiras para o Nottingham Forest, depois de descartado o empréstimo com obrigação de compra, Danilo será a terceira maior compra de clube da Premier League diretamente de um time do Brasil. Desde que o atacante João Pedro trocou o Fluminense pelo Watford, em 2019, nenhum jogador saía direto daqui para o Campeonato Inglês da Primeira Divisão.
Danilo agradece confiança de Abel e torcida do Palmeiras
João Pedro custou 11,5 milhões de euros ao Watford. A negociação mais cara é a de Gabriel Jesus, por quem o Manchester City desembolsou 33 milhões de euros, em 2016.
Em segundo lugar, Oscar, ao deixar o Internacional e assinar com o Chelsea, em 2012, por 32 milhões de euros. Danilo é o terceiro mais caro, pouco acima de Paulinho, que saiu do Corinthians em 2013, para jogar pelo Tottenham, por 20 milhões de euros.
A transferência de João Gomes, do Flamengo para o Wolverhampton, por 17 milhões de euros, fica na quinta posição.
As negociações, mais do que os valores, indicam o retorno do interesse em jogadores que atuam no Brasil. Pablo Marí trocou o Flamengo pelo Arsenal por 16 milhões de euros, em 2020, mas já tinha experiência em times da Europa. É o mesmo caso de Bruno Guimarães, contratado pelo Newcastle por 46 milhões de euros, mas vindo do Lyon, com experiência na França.
É possível que o desempenho de Guimarães tenha ajudado a aumentar o valor e o interesse de Nottingham Forest e Wolverhampton em dois jogadores da mesma posição, Danilo e João Gomes.