Entidade pretende que jogos ocorram nas janelas de março dos anos pares e chamará competição de "Fifa World Series" A Fifa quer estimular mais duelos entre seleções de continentes diferentes, algo que praticamente não aconteceu desde 2018, quando a Uefa criou sua Liga das Nações e ocupou todas as datas disponíveis com jogos entre seleções europeias.
Por isso, a entidade anunciou que vai criar uma série de torneios amistosos chamados "Fifa World Series", a serem disputados sempre nas datas-Fifa de março dos anos pares. Os detalhes de como isso será viabilizado serão anunciados no ano que vem.
+ América do Sul x Europa: duelos entre continentes antes de Copas é o menor desde 1954
Gianni Infantino quer estimular maior competição entre seleções de diferentes continentes
Reuters
Um levantamento do ge publicado em novembro mostrou que, no ciclo de quatro anos encerrado na Copa do Mundo do Catar, houve apenas 15 partidas entre sul-americanos e europeus, o menor número de 1954.
+ Infantino diz que emoção da Copa de 2022 pode mudar planos da Fifa para formato em 2026
A seleção brasileira, por exemplo, não enfrentou nenhum rival da Europa em amistoso depois da Copa da Rússia, em 2018. A Argentina jogou contra a Itália na "Finalíssima" em junho de 2021, um torneio criado por Conmebol e Uefa para confrontar os campeões vigentes da Copa América e da Euro.
Além da criação da Fifa World Series, a entidade também anunciou nesta sexta-feira outra mudança no calendário do futebol mundial a partir de 2025.
+ Fifa define Marrocos como sede do Mundial de Clubes com Flamengo e Real Madrid
+ Fifa anuncia novo Mundial de Clubes com 32 times a partir de 2025
A janela internacional (também conhecida como data Fifa) de outubro será extinta e a de setembro será aumentada para comportar quatro jogos de uma vez, em vez dos atuais dois. As demais janelas (ou datas Fifa) permanecem inalteradas: uma em março, outra em junho, outra em novembro.