Neymar, Vini e Richarlison são fenômenos nas redes, mas já tiveram seus tempos sem badalação Se atualmente os jogadores da seleção brasileira acumulam milhões de seguidores nas redes sociais, com patrocinadores, fotógrafos profissionais e posts de assessoria de imprensa, eles já tiveram seus momentos de "anônimos", bem longe do glamour atual.
O Instagram, por exemplo, surgiu em 2010, mas começou a explodir no Brasil a partir de 2012. Alguns jogadores da seleção brasileira já eram badalados e acumulavam seguidores nas redes, como Neymar, Thiago Silva e Daniel Alves, mas outros ainda eram crianças ou adolescentes, como Vini Jr e Paquetá.
Instagram dos jogadores da seleção brasileira
Reprodução
Veja alguns posts antigos dos atletas da Seleção:
Neymar
Com 190 milhões, Neymar é o brasileiro com mais seguidores no Instagram. O atacante entrou para a plataforma em 2012, mas já era campeão da Libertadores com o Santos, em 2011, e figurinha carimbada nas convocações para a seleção brasileira.
A primeira postagem foi uma selfie no espelho para "tois", como falava o jogador.
Primeiro post de Neymar no Instagram
Reprodução
A rede social mais badalada de Neymar era o Twitter. Os "tweets antigos do Neymar" fazem sucesso até hoje nas redes sociais, sempre são resgatados por alguém, principalmente quando o jogador brincava com os seguidores ou até fazia desabafos.
Ele fazia sucesso até no jeito de torcer na Copa do Mundo. Os posts mais famosos são da eliminação da seleção brasileira para a Holanda, no Mundial disputado na África do Sul, em 2010.
Tweets antigos de Neymar
Reprodução
+ Leia mais sobre a Seleção na Copa
No Instagram, desde o início, os "parças do Neymar" sempre estiveram lá - além dos sonhos do jogador, é claro. Neymar e Ganso chegaram a postar uma foto com a taça da Copa do Mundo.
- Olha o que encontramos, será que é destino? - perguntou Neymar na legenda.
Neymar e Ganso taça da Copa do Mundo
Reprodução
Compare o feed de Neymar em 2012 e 2022
Diferença das fotos do instagram de Neymar antigamente e hoje
Daniel Alves
O lateral-direito do Brasil sempre foi irreverente nas postagens nas redes sociais. Daniel Alves tem 38 milhões de seguidores no Instagram, mas no início postava fotos bem diferentes.
Daniel Alves no Instagram
Reprodução
Na época jogador do Barcelona, Dani não perdia a oportunidade de postar fotos com o amigo e companheiro de time Lionel Messi. Afinal, "quem pode, pode", como ele mesmo postou na rede social.
Daniel Alves e Messi no Instagram
Reprodução
Veja também:
+ A tabela da Copa do Mundo no Catar
+ Rota dos convocados: a história dos 26 jogadores
+ 10 brasileiros que estiveram em Copa e talvez você não lembre
+ De analista a fotógrafo: conheça o time de personais da Seleção
E a garotada?
O grupo da nova geração da seleção brasileira, formado por Vini Jr., Paquetá, Richarlison e Raphinha, já cresceu com as redes sociais na moda. Todos abaixo dos 25 anos, os garotos compartilhavam o dia a dia da adolescência e do início da carreira no Instagram.
Lucas Paquetá, na base do Flamengo, arriscava até como filósofo, com legendas reflexivas - mesmo com apenas 16 anos.
- Confie em si mesmo, pois até a sombra te abandona na escuridão - postou o meia do Brasil.
Paquetá no Instagram
Reprodução
Vini Jr não tem grandes perólas nas redes sociais. Badalado desde a adolescência, o primeiro post do atacante da seleção brasileira foi apenas em 2016, em um jogo nas categorias de base do Flamengo.
Vini Jr primeiro post Instagram
Reprodução
Richarlison começou de outro jeito. Apesar do primeiro post do artilheiro do Brasil ser um gol enquanto ainda estava no América-MG, o atacante compartilhava a rotina em Minas Gerais e os primeiros passos no Rio de Janeiro, quando se transferiu para o Fluminense.
Logo na chegada ao clube carioca, Richarlison não deixou de visitar o Cristo Redentor e as praias do Rio de Janeiro - já disputando o "golzinho", com o chinelo marcado na areia.
Richarlison no Cristo Redentor
Reprodução
Marquinhos
Outro jogador que também não deixou de compartillhar as primeiras experiências ao redor do mundo foi o zagueiro Marquinhos.
O jogador, que saiu aos 18 anos do Corinthians para a Roma, aproveitou para fazer registros em Paris, assim que foi anunciado pelo PSG - clube no qual está até hoje -, e não deixou de tietar a Torre Eiffel.
Marquinhos em Paris
Reprodução
Nos tempos de base, Marquinhos chegou a homenagear Ronaldo Fenômeno com o lendário "corte cascão". O zagueiro também postou uma foto com o técnico Tite, campeão Mundial, da Libertadores e Brasileiro pelo Corinthians, em seus primeiros momentos no profissional.
Quem diria que dez anos depois eles estariam juntos na segunda Copa do Mundo das carreiras?
Marquinhos corte cascão
Reprodução
Gabriel Martinelli
De carreira meteórica, os primeiros registros de Martinelli foram apenas em 2018. Logo nas primeiras fotos, o atacante já estava com um parceiro de seleção brasileira: Daniel Alves. Há quatro anos, o garoto estava no Ituano, e o lateral da Seleção no Paris Saint-Germain.
Martinelli tietando Daniel Alves
Reprodução
Antony
Outro que até pouco tempo atrás estava nas categorias de base, Antony começou a postar no Instagram em 2016. No ano seguinte, ainda no sub-20 do São Paulo, tirou foto em frente ao famoso prédio The Torch Doha. Hoje, disputa a Copa do Mundo na mesma cidade.
+ Cartola Express: escale seus times e dispute prêmios em dinheiro na Copa do Mundo!
Compare o feed do Raphinha antes e depois
Antes e depois feed Raphinha
Outros destaques
Casemiro fazendo o primeiro post no Instagram
Reprodução
Primeiro post Thiago Silva
Reprodução
Thiago Silva, Neymar e David Luiz no Instagram
Reprodução
Daniel Alves passeando de bike em Barcelona
Reprodução
Assista tudo sobre a Seleção na Globo, sportv e ge: