Recém-inaugurado, espaço no Benito Villamarín é destinado a pessoas com autismo. Clube se destaca com iniciativas do Departamento de Deficiência Por meio do seu Departamento de Deficiência, o Betis tem se mostrado um dos clubes mais inclusivos da Espanha. E desde o fim de novembro de 2023, o Estádio Benito Villamarín, onde o time de Sevilha manda seus jogos, conta com uma sala sensorial para pessoas com autismo poderem assistir às partidas.
Sala sensorial no Benito Villamarín, estádio do Betis
Divulgação
+ Confira a tabela da La Liga
- O principal objetivo é tornar o futebol um evento 100% inclusivo. Não queremos que nenhum torcedor fique em casa e deixe de aproveitar assistir à equipe no Estádio Benito Villamarín devido a barreiras como o acesso ao estádio ou deficiências como o autismo - declara a organização do clube.
O espaço foi aberto oficialmente na vitória do Betis sobre o Las Palmas, por 1 a 0, no dia 26 de novembro de 2023, pela 14ª rodada da La Liga. Foi justamente no "Jogo para Deficiência", uma tradição do clube nos últimos anos em partidas próximas ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.
Sala sensorial no Benito Villamarín, estádio do Betis
Divulgação
Sala sensorial no Benito Villamarín, estádio do Betis
Divulgação
Sala sensorial no Benito Villamarín, estádio do Betis
Divulgação
- As crianças presentes na inauguração receberam essa iniciativa com entusiasmo. Elas puderam brincar e aproveitar o jogo sem o ruído externo que às vezes pode ser ameaçador, irritante ou exaustivo. Desde o lançamento, recebemos muitos pedidos de fãs que querem que seus filhos desfrutem desse serviço. Também recebemos mensagens de agradecimento e notamos o orgulho de nossos fãs nas redes sociais e na cobertura midiática - conta o clube.
O Betis critou o Departamento de Deficiência em 2016 e desde então vem promovendo ações de inclusão. O clube diaponibiliza kits sensoriais gratuitos, aumentou a acessibilidade para usuários de cadeira de rodas, lançou um projeto de descrição de áudio, entre outras. No "Jogo para Deficiência" de 2023, foi realizado um show de dança flamenca inclusivo, o hino foi interpretado em larga escala da língua de sinais, e os jogadores vestiram camisas com números exibidos como no teste de Ishihara, utilizado para detectar deficiências de cor vermelho-verde.
Em fevereiro de 2023, o Betis promoveu "o jogo mais inclusivo do mundo" contra o Valladolid, estabelecendo um recorde mundial de torcedores com diversidade funcional nas arquibancadas do Benito Villamarín: 1.740 pessoas.