Treinador espanhol é festejado no Villa Park após alcançar 15 vitórias seguidas em casa, sequência inédita no clube Prestes a completar 20 anos de carreira como treinador, o espanhol Unai Emery tem como destaques do currículo o título francês de 2018 no sempre conturbado Paris Saint-Germain, lidando com craques de temperamentos distintos como Neymar, Mbappé e Cavani, e uma trajetória invejável na Liga Europa, torneio que já venceu quatro vezes com Sevilla (três) e Villarreal.
Unai Emery é treinador do Aston Villa desde novembro de 2022
Reprodução
Há pouco mais de um ano, aceitou um desafio bem menos atrativo: livrar o Aston Villa do rebaixamento na Premier League. Treze meses e 52 jogos depois (32 vitórias, sete empates e 13 derrotas), o treinador vive um momento especial no novo clube. Depois de escapar da queda, o tradicional Aston Villa, fundado em 1874 e campeão europeu em 1981/82, voltou a se sentir um dos grandes do futebol inglês.
O time que lutava para não cair se transformou com Emery e hoje orgulha seu torcedor com uma até pouco tempo improvável terceira colocação na Premier League, a três rodadas do fim do primeiro turno. Invicto há oito partidas, o Aston Villa visita o Brentford domingo, pela 17ª rodada do Inglês. Pode até terminar o fim de semana na liderança, caso Liverpool e Arsenal tropecem.
Veja a tabela completa da Premier League
- Esse é o meu desafio a cada dia: ser melhor hoje do que ontem, e melhor amanhã do que hoje. Não vou parar - declarou Emery após a vitória do último sábado, sobre o Arsenal.
Chegada com efeito imediato
O impacto do trabalho do espanhol no clube foi imediato. Após a estreia de Emery, com vitória por 3 a 1 sobre o Manchester United, em casa, no dia 6 de novembro do ano passado, o Villa só perdeu 26 dos 75 pontos disputados no restante da Premier League 2022/23, a quinta melhor campanha desde a chegada do treinador de 52 anos.
A arrancada impressionante levou a equipe à sétima colocação, a melhor campanha do Villa na Premier League desde 2009/10, culminando com o retorno às competições europeias, que o clube não disputava desde a participação na Liga Europa em 2010/11.
Sob a batuta de Emery, o time de Birmingham se classificou para a fase prévia da Liga Conferência. Mais do que isso, ganhou confiança para a temporada seguinte, que se revela transformadora, dentro e fora do país. Nesta quinta, garantiu a primeira colocação do Grupo E da Liga Conferência, com um empate fora de casa com o Zrinjski Mostar, na Bósnia-Herzegovina, avançando diretamente às oitavas de final.
Veja classificados e como será o sorteio do mata-mata da Liga Conferência
Em âmbito doméstico, o time só está fora da Copa da Liga Inglesa, eliminado na terceira fase. Na Copa da Inglaterra, competição que o Villa já conquistou sete vezes, a última em 1956/57, o próximo desafio será contra o Middlesbrough, dia 6 de janeiro, pela terceira fase.
Mas nada se compara à empolgante campanha da Premier League, com 11 vitórias nas 16 primeiras rodadas. A última semana foi especial para o Villa e para Emery. O time dos brasileiros Diego Carlos e Douglas Luiz venceu, em sequência, o Manchester City e o Arsenal, respectivamente campeão e vice da última Premier League, se consolidando no G-4, com 35 pontos, dois a menos que o líder Liverpool.
As duas vitórias por 1 a 0, ambas obtidas no Villa Park, também representaram uma marca inédita nos 149 anos do clube de Birmingham: 15 triunfos seguidos em casa no Campeonato Inglês. Sequência que deixa Emery em muito boa companhia: ele é apenas o quinto treinador a alcançar o feito, se juntando a Alex Fergusson (pelo Manchester United), Roberto Mancini (Manchester City), Jurgen Klopp (Liverpool) e Pep Guardiola (Manchester City).
Sabe o que os quatro têm em comum: todos levantaram a taça da Premier League na temporada em que conseguiram as 15 vitórias seguidas em casa. Um sonho que embala a torcida do Aston Villa, sexto maior vencedor do Campeonato Inglês, com sete títulos, o último deles alcançado na temporada 1980/81. A melhor campanha na Premier League foi o vice-campeonato de 1992/93, a temporada inaugural da liga que modernizou o futebol inglês.
Para alcançar os objetivos da temporada, Emery conta com a conexão criada entre time e torcida no Villa Park:
- A atmosfera que nós criamos aqui é brilhante. Nós jogamos com 11 jogadores e um a mais, os nossos torcedores - disse o treinador após a vitória de sábado sobre o Arsenal.