anuncie

10 anos do g1 Rondônia: relembre coberturas especiais do mundo animal

Por Virtual Rondônia em 01/06/2022 às 10:23:12
No aniversário, g1 Rondônia mostra as matérias que deram o que falar na última década. Em 10 anos, o "mundo animal" foi pauta muitas vezes no g1 Rondônia. Situações engraçadas, descobertas científicas, animais esquisitos e outros pré-históricos são relembrados na lista abaixo.

O g1 te mostra as 10 reportagens que representam os últimos anos (veja no final, os detalhes das histórias).

Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira, em RO

Conheça a caverna de 3 m de altura feita por preguiças gigantes, em RO

Menino de quatro anos reencontra cadela que o salvou de buraco, em RO

Cachorro espera por quase 7 horas dona que fazia Enem em Cacoal

Com mais de 45 mil anos, nova espécie de peixe-boi-amazônico é registrada em Rondônia

Único de barba branca e costas vermelhas, nova espécie de macaco 'zogue-zogue' é descrita na Amazônia

Fotógrafo usa técnicas de camuflagem para registrar vida selvagem na Amazônia: 'Tem foto que leva 6 meses para ser feita'

Sucuri gigante é flagrada por pescador em cima de árvore em rio de Porto Velho

Candiru: quem é o temido 'peixe vampiro' e por que ele ameaça banhistas de rios da Amazônia

Pescadores fisgam pirarucu de mais 2 metros e 100 kg no Rio Madeira em RO: 'foi uma sensação incrível'

Anfíbio com formato de cobra

Atretochoana eiselti foi descoberta no Rio Madeira

Juliano Tupan/Divulgação

Publicada em 2012, a matéria falou sobre o trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, que resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília.

Caverna feita por preguiças gigantes

Após passar pela apertada entrada, caverna se expande em todas as dimensões

Mary Porfiro/g1

A matéria publicada em 2015 mostrou uma caverna de 100 metros de extensão escavada há cerca de 10 mil anos por preguiças gigantes. O g1 foi até o local no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho. O túnel com 3 metros de altura foi descoberto por pesquisadores da Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras (CPRM).

O reencontro

Hugo encontrou Pipoca pela primeira vez após ser salvo

Jonatas Boni/g1

Ainda em 2015, o g1 conheceu Hugo Gabriel. Na época, o menino de quatro anos foi salvo por uma cadelinha vira-lata após ficar mais de 15 horas preso no buraco de uma fossa. A equipe de reportagem acompanhou o reencontro do animal e do menino em Vilhena (RO). Na época, o dono da cachorrinha disse que a pipoca fugiu de casa durante a manhã e no mesmo dia encontrou a criança.

'Cãopanheiro' no Enem

Mariana Barros de Assis, 22 anos, segura seu cachorro, que a esperou por quase 7 horas.

Magda Oliveira/g1

Nem o sol forte ou a chuva que passava por Cacoal (RO), em novembro de 2018, impediram que Rex, um cachorro vira-lata, aguardasse por pelo menos 7 horas a dona terminar de resolver as questões do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A "Melhor amiga" do cão o adotou há três anos e disse que o animal a acompanha em tudo.

Peixe-boi pré-histórico

Em 2020, o fóssil de um mamífero marinho com mais de 45 mil anos, encontrado em áreas de garimpo de Rondônia, foi reconhecido como uma nova espécie de peixe-boi: o Trichechus hesperamazonicus. A publicação apresentou na época mais uma peça do quebra-cabeça que pesquisadores locais tentam montar para conhecer o cenário amazônico de milhares de anos atrás.

Barba branca e costas vermelhas

Uma nova espécie do macaco "zogue-zogue" foi descrita e confirmada na Amazônia em 2020: o Plecturocebus parecis, possivelmente visto pela primeira vez há mais de um século. O nome científico do primata faz referência à Chapada dos Parecis, já que macacos da espécie foram observados em uma área da região que fica entre Rondônia e Mato Grosso (MT).

Fotos incríveis

Harpia jovem e tatú-peba em Rolim de Moura (RO)

Carlos Tuyama/Arquivo pessoal

Em 2021 o g1 conversou com um fotógrafo que usa técnicas de camuflagem para registrar vida selvagem na Amazônia. Carlos Tuyama explicou que 'tem foto que leva 6 meses para ser feita'. Segundo ele, a fotografia pode ser usada na coleta de dados científicos.

Cobra 'maceta'

Fábio flagrou sucuri gigante durante pescaria em Porto Velho

Reprodução/YouTube

Imagine o susto desse pescador que encontrou uma cobra sucuri gigante enrolada em uma árvore. A cobra tem aproximadamente 6 metros. Segundo ele, o encontro com o animal aconteceu em um rio de Porto Velho, durante uma pescaria com um amigo (leia sobre a aventura).

'Peixe vampiro'

Candiru em Rondônia

João Cordeiro / Instagram

Com um sol intenso na Amazônia na maior parte do ano, muitos moradores usam os rios como alternativa para se refrescar do 'calorão'. No entanto, algumas dessas águas escondem um perigo para banhistas: o candiru, o 'peixe vampiro' que pode penetrar orifícios do corpo humano, como uretra, ânus e vagina (clique aqui e entenda).

Gigante do madeira

Pirarucu com mais de 2 metros é fisgado no rio Madeira

Redes Sociais/Reprodução

Dois pescadores fisgaram um pirarucu com mais 2 metros e aproximadamente 130 kg no Rio Madeira em 2022. Eles contaram ao g1 que foi o maior peixe pirarucu que eles já pegaram. A pescaria aconteceu em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho e o animal foi devolvido ao rio com vida.

Fonte: G1 RO

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui