Raio-x dos jogos na Liga dos Campeões mostra equilíbrio no duelo dos volantes do Liverpool e do Real Madrid. Tite quer fazer teste com a dupla para situações de jogo antes da Copa do Mundo Quem você prefere: Fabinho, o volante de confiança de Jurgen Klopp, ou Casemiro, titular há anos do Real Madrid e da Seleção de Tite? A resposta não é fácil. E nem necessariamente vai ser respondida pela decisão de Liverpool e Real deste sábado, às 16h, no Stade de France.
Por sinal, na Seleção, vai chegar a oportunidade de vê-los juntos, o que só aconteceu em poucos minutos - nem 10 - no fim da vitória brasileira sobre a Colômbia por 1 a 0 (Paquetá marcou), em São Paulo, pelas Eliminatórias, em novembro do ano passado.
Fabinho e Casemiro em treino da seleção brasileira: para o jogador do Liverpool, é possível os dois jogarem juntos pelo Brasil
Buda Mendes/Getty Images
Na seleção brasileira de Tite, não há dúvida, hoje o titular é Casemiro, de 30 anos, mas a regularidade no Liverpool e as boas partidas nas últimas aparições com a camisa da Seleção colocam Fabinho (28) em boas condições para disputar a camisa 5.
A dupla se apresentará ao grupo canarinho na terça-feira, após a comemoração pelo título europeu ou da ressaca pelo vice. Dois dias depois, o Brasil enfrentará a Coreia do Sul, em amistoso em Seul, às 8h (de Brasília).
A expectativa é de que na segunda partida desta data Fifa, diante do Japão, Tite experimente os dois jogadores lado a lado. A ideia é procurar naturalizar a movimentação de Casemiro e Fabinho juntos para o caso de necessidade na Copa do Mundo. É bem claro, porém, que hoje Tite não vê na opção Casemiro e Fabinho juntos como alternativa entre os 11 iniciais para o Catar.
O brasileiro Casemiro, do Real Madrid, no aquecimento: volante tem ótimos números na Liga dos Campeões
REUTERS/Isabel Infantes
O ge analisou os números da dupla na Liga dos Campeões, na campanha que os levou à final deste sábado, em Paris. O duelo é equilibrado.
Casemiro tem mais dribles na competição, mais tentativas de gol, mas não marcou - Fabinho tem um gol
Veja a tabela abaixo
Por Paris, pelo Catar
Quem é quem
Fabinho tem temporada impecável pelo Liverpool
Pablo Morano/Reuters
Com time com menor controle de jogo em comparação ao Liverpool (primeiro neste quesito com 60,1%, contra 50,4% do Real, o 13º neste ranking), Casemiro registra velocidade levemente superior, tanto na máxima quanto em média, e distância percorrida por partida bem superior. Também é favorável ao volante merengue a estatística de desarmes (27 x 21) - Casemiro é o quarto jogador na Champions neste fundamento e Fabinho, oitavo.
As duas equipes, por sinal, dividem o topo em recuperações de bola (Liverpool à frente com 521, contra 467 do Real, em segundo).
O jogador dos Reds tem 68 recuperações de bola, sendo o terceiro da competição - com 65, Casemiro está na quinta posição - e tem participação ofensiva maior do que a do jogador do Real - em passes no último terço do campo, para a área e para a pequena área. O que também pode se explicar pela presença ofensiva do Liverpool, time com maior número de arremates a gol na competição (Real é o quarto).
Revelado pelo São Paulo, Carlos Henrique Casemiro está com 30 anos. Nascido em São José dos Campos (SP), ele foi campeão sul-americano e mundial sub-20 pela seleção brasileira. Antes do Real Madrid, defendeu o Porto, em Portugal. Tem 61 jogos com a camisa do Brasil, 4.458 minutos em campo e cinco gols.
Nascido em Campinas (SP), Fábio Henrique Tavares, o Fabinho, foi revelado pelo Fluminense. Está com 28 anos. Saiu do Monaco para o Liverpool. Na seleção brasileira, tem 25 jogos e 1.325 minutos, ainda sem marcar seu primeiro gol.