Cruzeiro vai ampliando funções na SAF do futebol comandada por Ronaldo Fenômeno O Cruzeiro tem um novo integrante na parte executiva do futebol na gestão de Ronaldo Fenômeno. Andrés D"Alessandro foi o nome buscado pela gestão para estabelecer um canal de trabalho e comunicação a mais com Paulo Pezzolano e a parte esportiva liderada por Paulo André.
+ Mais notícias do Cruzeiro
+ Cruzeiro realiza manutenção na Arena do Jacaré para jogo da semifinal do Mineiro; veja detalhes
Com isso, mais um nome se junta à estrutura do Cruzeiro. Desde o ano passado, a gestão Ronaldo vem trazendo profissionais para agregar no trabalho do dia a dia, seja numa forma mais global, seja mais ligado diretamente ao fluxo diário do futebol e do trabalho com Paulo Pezzolano.
Ronaldo com funcionários e atletas do Cruzeiro no Mineirão
Divulgação/ Cruzeiro
Veja as funções de cada um até agora no Cruzeiro:
Gabriel Lima
É o principal braço-direito do Cruzeiro e que tem um olhar global sobre a SAF do Cruzeiro. Geralmente, o CEO do time mineiro não participa diretamente dos movimentos de Pezzolano e nem no trabalho de captação dos atletas. Mas está diretamente integrado à parte financeira das negociações e da manutenção da SAF, bem como dos projetos macro da gestão de Ronaldo Fenômeno.
Tem interlocução direta com Raphael Vianna (diretor financeiro), Lênin Franco (diretor de marketing) e Victor Rios (diretor de comunicação). No diálogo com a associação, há também a presença de Alexandre Cobra, que era da Alvarez & Marsal, contratada pelo Cruzeiro para a transição para a SAF, e que assumiu função no Cruzeiro como secretário-geral.
Para a Raposa, Gabriel Lima trouxe a experiência do trabalho no Real Valladolid e também de outras empresas do ex-jogador.
Gabriel Lima CEO Cruzeiro
Luke Garcia
Paulo André
É também considerado importante braço-direito de Ronaldo Fenômeno no projeto futebol do ex-jogador. Trabalha de forma global, cuidando do Valladolid e do Cruzeiro, dividindo-se entre Espanha e Cruzeiro, num cargo de CSO (responsável pela estratégia esportiva dos clubes).
Trabalha ativamente na gestão do futebol das duas equipes, também participando nas ações de mercado para composição dos elencos, inclusive das categorias de base.
Ronaldo e Paulo André Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Elias
Também trabalha em conjunto visando os projetos de Cruzeiro e Valladolid. Está ora na Espanha, ora no Brasil, cuidando dos assuntos do projeto futebol de Ronaldo, principalmente na parte de captação de atletas e entendimento sobre formatos de jogo e análise tática.
Acompanha jogos do Cruzeiro da base e profissional. É bem próximo ao Fenômeno desde o tempo em que os dois atuaram no Corinthians.
- Essa é a minha função: caçar jogador, dar minha opinião técnica e tática do que eu conheço um pouco do futebol - descreveu Elias, ano passado, sobre suas funções.
Elias, Ronaldo e Gabriel Lima acompanham jogo do Cruzeiro
Staff Images / Cruzeiro
Enrico Ambrogini
É outro que traz a experiência de Valladolid para o Cruzeiro. Na Espanha, trabalhou junto de Paulo André e Gabriel Lima na reestruturação do time espanhol. No Cruzeiro, exerce a parte de operações e infraestrutura do Cruzeiro. É uma das pessoas ligadas diretamente à discussão com o Mineirão por um melhor acordo e também pela reforma na Toca da Raposa.
Na parte de estádio, uma profissional que o ajuda diretamente é Bruna Drummond, gerente de arena do Cruzeiro, que trabalhou por oito anos no Mineirão e que, curiosamente, é esposa do goleiro Rafael, que jogou na Raposa e hoje está no São Paulo.
Ronaldo e Enrico Ambrogini em ato inaugural da reforma da Toca, CT do Cruzeiro
Divulgação/Cruzeiro
Segundo o próprio clube, é responsável pelas partes de Infraestrutura, Manutenção, Logística, Segurança, Compras e Operações de Estádio. Na parte de projetos, também está Bruno Pessotti, que veio da Ferroviária-SP.
Pedro Martins
É o responsável por tratar o dia a dia do Cruzeiro com Paulo Pezzolano e atletas. Participa diretamente das negociações de contratação e renovação de contratos de atletas profissionais e da base. Responde diretamente a Paulo André, com quem tem contato constante, juntamente de Elias.
Acompanha o time nas viagens e também é um importante ponto de interlocução entre mercado e o clube. Costuma ser o porta-voz também do Cruzeiro junto ao público dos temas relativos ao futebol.
Pedro Martins Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Pedro Costa
Na parte do futebol de dia a dia do Cruzeiro, está Pedro Costa, desde o começo do ano passado trabalhando na Toca da Raposa. Ocupa a posição de gerente administrativo e também tem interlocução diária com o diretor de futebol, Pedro Martins, e a comissão técnica de Paulo Pezzolano.
Categorias de base e Feminino
Pedro Martins, Paulo André e Elias têm comunicação direta também com pessoas que ficam responsáveis pelas categorias de base e pelo futebol feminino. Na base, há a figura de Roberto Braga, como diretor executivo da base. Trabalha diretamente em conjunto com que está mais voltado ao profissional, trabalhando na parte da transição.
Roberto Braga, diretor executivo da base do Cruzeiro
Gabriel Duarte
Nas categorias de base, também existe a função de Milton Costa, que também teve passagem na Ferroviária junto de Pedro Martins, e trabalha na captação das categorias de base. Faz parte do projeto de ampliação do setor voltado para o time de base.
No Feminino, o nome trazido pela gestão de Ronaldo é Kin Saito, diretor de futebol da equipe feminina. É responsável pelo planejamento estratégico e prospecção comercial. Ela já trabalha em projetos comerciais do Fenômeno há mais tempo. Ao seu lado está Bárbara Fonseca, que integra o projeto do Cruzeiro desde os tempos de associação e exerce a função de coordenadora do futebol feminino.
Kin Saito e Bárbara Fonseca Cruzeiro
Divulgação/ Cruzeiro
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????