Cruzeiro informa que não haverá, inicialmente, mudança no quadro societário O Cruzeiro oficializou, na noite desta sexta, o acordo entre Ronaldo e Pedro Lourenço para investimentos na SAF do time mineiro. O investimento do empresário será feito por meio de recursos que poderão ser transformados em ações posteriormente e não haverá mudança no quadro societário, inicialmente, e sem ingerência na gestão da equipe do Fenômeno. (veja comunicado no fim da nota).
+ Notícias do Cruzeiro
+ Veja quem é Pedro Lourenço, novo sócio da SAF do Cruzeiro; história e fortuna
+ Ronaldo e Pedrinho no Cruzeiro: saiba objetivos do empresário e moldes do investimento
+ Cruzeiro consulta condições por zagueiro Welinton, ex-Flamengo, mas Besiktas dificulta negócio
Segundo o comunicado da Tara e veiculado pelo Cruzeiro, o acordo com Pedro Lourenço "contempla uma subscrição de debêntures conversíveis - que já estava planejada - sendo que os recursos captados pela Tara será utilizados exclusivamente para necessidades operacionais do Cruzeiro SAF".
Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento, as "debêntures conversíveis, via de regra, asseguram a seu titular a opção de converter seu crédito em uma quantidade de ações da companhia emissora, conforme termos e condições especificados na escritura de emissão elaborada por essa companhia".
Ou seja, Pedro Lourenço irá injetar recursos no Cruzeiro e, a partir dos termos que regem o acordo, poderá transformar estes créditos em ações no time mineiro. O comunicado não cita os valores que serão investidos, nem como eles serão realizados e nem quais os termos para Lourenço transformar o crédito em ações.
Entretanto, nos bastidores, o valor a ser investido será proporcional a uma fatia de 20% da SAF do Cruzeiro. O Cruzeiro informou que o valor será investido exclusivamente em "necessidades operacionais", mas também não explicou quais são essas necessidades.
Pedro Lourenço é cruzeirense declarado e próximo de Ronaldo desde a chegada do Fenômeno à Raposa. Ele estava há dias em negociação com o Fenômeno para acertar os detalhes. No Cruzeiro, ele será representado pelo filho, Pedro Junior, que vai acompanhar o dia a dia da gestão.
O investimento de Pedrinho BH não será usado, totalmente, em contratações. A intenção da equipe de Ronaldo é dedicar o aporte para potencializar o trabalho de recuperação do clube que já foi iniciado. Destinando o dinheiro a reformas de estrutura, investimento no clube e na base, entre outros.
Ronaldo e Pedro Lourenço estão próximos de sociedade no Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Pedro Lourenço é conselheiro nato do Cruzeiro e uma das figuras centrais na reconstrução do clube após queda para a Série B, atuando como principal patrocinador.
+ Parceiro do Cruzeiro revela ajuda em reforma da Toca da Raposa; clube terá novo patrocínio máster
Conhecido como "Pedrinho BH", o cruzeirense fez fortuna fundando a maior rede de supermercados de Minas Gerais, empresa que patrocina o Cruzeiro e chegou a ocupar o espaço principal na camisa da equipe.
Na recuperação judicial, a empresa do conselheiro é listada como a sexta maior credora do clube, com R$ 16.394.646. Esta lista de credores apresentada pelo Cruzeiro à Justiça é alvo de contestações na esfera jurídica.
Ronaldo posa para foto com Pedrinho e a taça da Série B do Brasileiro
Gabriel Duarte
Na organização das ações da SAF, Pedrinho terá 20%, Ronaldo 70%, e a Associação os mesmos 10%. Ter um novo parceiro para a SAF nunca foi descartado pela equipe de Ronaldo, que já havia convidado Pedrinho no ano passado.
+ Pedro Lourenço já enfrentou polêmicas e criticou gestão de Ronaldo por saída de Fábio
Em janeiro de 2022, a gestão de Ronaldo ofertou 20% da SAF ao empresário, por R$ 90 milhões. Na época, Pedro confirmou ao ge que recusou a proposta por falta de interesse, segundo ele.
COMUNICADO À IMPRENSA
A Tara Sports Brasil, empresa controlada por Ronaldo Nazário e detentora de 90% de ações do Cruzeiro SAF alcançou um acordo com veículo de investimento ligado ao empresário Pedro Lourenço.
Devido às notícias divulgadas e diversas especulações em torno da negociação, a Tara esclarece que o acordo contempla uma subscrição de debêntures conversíveis - que já estava planejada - sendo que os recursos captados pela Tara serão utilizados exclusivamente para necessidades operacionais do Cruzeiro SAF.
Vale esclarecer também que a operação não caracteriza, inicialmente, mudança no quadro societário e nem qualquer interferência na gestão do Cruzeiro SAF.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????