Treinador cita dupla europeia de sucesso para justificar que trabalho ainda está em estágio inicial O Cruzeiro segue com dificuldades para conseguir resultados sob comando de Fernando Diniz. Desta vez, empatou com o Grêmio por 1 a 1, no Mineirão, pelo Brasileiro. O treinador lamentou o resultado, mas elogiou a equipe e citou Jurgen Klopp e Guardiola ao explicar a fase.
"Não é discurso, é a prática que está melhor."
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Cruzeiro 1 x 1 Grêmio | Melhores momentos | 35ª rodada | Brasileirão 2024
Notícias do Cruzeiro
Contratações do Cruzeiro: veja chegadas e saídas
O Cruzeiro saiu atrás do marcador, com gol de Braithwaite, mas empatou ainda no primeiro tempo, com Matheus Pereira. Mandou bola na trave com Lautaro e levou perigo em outros arremates - principalmente com Barreal, no primeiro tempo, e Tevis, no segundo.
O time terminou o jogo com mais finalizações (19 a 9) e mais posse (61% a 39%). Na visão de Fernando Diniz, foi a melhor atuação nos 12 jogos em que esteve no comando do Cruzeiro. O treinador cobra mais eficiência para transformar em resultado.
"O time jogou bem. Talvez seja, se considerar os 100 minutos do jogo, o melhor jogo nosso em termos de produção ofensiva. Jogamos pelos dois lados, pelo centro, chutou de fora, tentou de todos os jeitos."
- Faltou fazer o gol. E não tomar, claro, senão seria 1 a 0. Uma chance ou outra, o Grêmio ia ter, é um adversário de qualidade, mas o gol que tomamos era evitável. O resultado machuca, mas a gente sabe que o sonho maior é a vaga na Libertadores. Trabalhamos e produzimos muito. Precisamos colocar a bola para dentro. Temos que melhorar nossa efetividade. Continuar produzindo e ter mais calma, mais capricho.
No Cruzeiro há dois meses, o treinador foi perguntado se não considera que o time deveria ter atuações melhores. Na resposta, citou Klopp e Guardiola para justificar que o tempo para conhecer o elenco é bem maior.
- Você gostou do trabalho do Klopp e do Guardiola? Eu estive lá quando perguntaram para ele. É um ano é só para conhecer o time. Eu cheguei há dois meses e você está fazendo esse tipo de questionamento.
"O time está jogando bem. Eu tenho que fazer o time jogar bem, achando que isso vai fazer o resultado. Não tem matemática. Acho que o Cruzeiro está perto de ganhar, e uma hora vai acontecer. Isso que espero."
Jürgen Klopp é um dos principais técnicos do século XXI, com sucesso por Borussia Dortmund e Liverpool. Mas, antes de vencer seis títulos com o clube inglês, ficou três temporadas sem taça, mas foi mantido no cargo. Guardiola tem currículo vitorioso por Barcelona, Bayern e City, onde vive sua nona temporada.
"O Cruzeiro piorou muito", lamenta Fernanda | Voz da Torcida
Fernando Diniz também foi questionado sobre o fato de os resultados serem ruins - apenas duas vitórias em 12 jogos - e ele elogiar algumas atuações do time.
- Se eu pudesse escolher, hoje era mais importante vencer, mas não pode. Não vou falar para jogar pior e ganhar. Se fosse matemática... não cola essa matemática. Sua pergunta vem ao contrário do que penso, penso que temos que trabalhar. Valorizo o trabalho. O meu discurso é trabalhar, produzir para as vitórias virem. É o que sei fazer. Trabalhar, trabalhar, trabalhar... não chegar aqui e reclamar que faltou esse ou aquele jogador. É trabalhar. Espero que a gente vença para classificar. É um caminho. Caminho que temos para seguir.
Fernando Diniz, do Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro segue no G-7 do Brasileirão, mas com apenas um ponto a mais que Bahia e Corinthians, principais concorrentes por uma vaga na próxima Libertadores. Caso o Botafogo vença o Atlético-MG na Libertadores, sábado, a Série A passará a dar oito vagas para a competição continental.
Nos três jogos restantes, o Cruzeiro enfrentará Bragantino (domingo, fora de casa), Palmeiras (4/12, dentro de casa) e o Juventude (dia 8/12, fora de casa).
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
x
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????