anuncie

Ano de Copa Feminina, hora de "corrigir" os recordes do Catar

Por Virtual Rondônia em 02/01/2023 às 06:03:21
Marcas alcançadas por Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé têm donas, mas pouco se fala nelas Mal terminou a Copa do Mundo masculina, no Catar, e já entramos novamente em um ano de Copa, dessa vez o Mundial Feminino, que será disputado de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Marta, maior artilheira das Copas do Mundo, entre mulheres e homens

Reuters

A divulgação do futebol feminino tem crescido cada vez mais, ainda assim é importante avisar, caso alguém não saiba: o Brasil está classificado e vai disputar pela nona vez a competição. Assim como no masculino, nunca deixamos de participar da Copa do Mundo Feminina (veja a tabela completa do Mundial 2023).

E temos a maior artilheira das Copas do Mundo, entre homens e mulheres: Marta, 17 gols em cinco edições - no masculino, o maior goleador é o alemão Miroslav Klose, com 16. Nossa camisa 10 marcou em todas as Copas desde 2003. Parece uma novidade para você?

Não seria uma informação tão surpreendente se estatísticas como essa fossem costumeiramente contextualizadas quando falamos de Copa do Mundo. No Catar, vimos Messi, Mbappé e Cristiano Ronaldo, para ficar nos mais famosos, enfileirarem conquistas pessoais tratadas como recordes absolutos da Copa do Mundo. Da Copa masculina, sim. Todas elas, no entanto, são divididas com uma ou mais jogadoras - em alguns casos, o recorde no geral ainda é feminino. Já passou da hora de valorizar as jogadoras que também são recordistas quando falamos de Copa do Mundo. É um respeito às atletas e à informação.

Que tal, então, abrir 2023, o ano da Copa Feminina, "corrigindo" as marcas alcançadas no Catar?

GOL EM CINCO COPAS DO MUNDO

Logo na estreia, ao marcar contra Gana, Cristiano Ronaldo foi celebrado como o primeiro jogador a fazer gol em cinco edições de Copa. Justo, porém incompleto. Entre as mulheres, além de Marta, como já revelado acima, a canadense Christine Sinclair também deixou sua marca nas edições de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. As duas deverão estar na Austrália e Nova Zelândia, portanto com chance de serem as primeiras a marcar em seis Mundiais.

CINCO COPAS DISPUTADAS

Messi, Cristiano Ronaldo e os mexicanos Guillermo Ochoa e Andrés Guardado se juntaram no Catar a outros quatro jogadores do passado em uma lista seleta de quem conseguiu disputar cinco Copas do Mundo. De novo, um recorde que só vale no masculino. Sabe quem disputou mais Copas do Mundo no total? A nossa Formiga, presente em incríveis sete dos oito Mundiais femininos já realizados. Mais fácil dizer qual edição ela não disputou: apenas a primeira Copa, em 1991. Aos 17 anos, ela estreou em Mundiais na edição de 1995 e nunca mais parou. A japonesa Homare Sawa disputou seis Copas e sete jogadoras participaram de cinco, entre elas Marta e Cristiane.

MAIS JOGOS EM COPAS DO MUNDO

Na final do Mundial do Catar, Messi ultrapassou o alemão Lothar Matthäus e se tornou o jogador com mais partidas disputadas em Copas do Mundo: 26. De novo, Copa masculina. Na feminina (e no geral), o recorde é da americana Kristine Lilly, que entrou em campo 30 vezes em cinco Mundiais, de 1991 a 2007. Formina, por sinal, também jogou mais que Messi e é a segunda da lista, com 27 partidas.

TRÊS GOLS EM FINAIS

Parabéns a Kylian Mbappé, que apesar do vice-campeonato conseguiu um incrível hat-trick na final contra a Argentina. O francês foi celebrado como o primeiro a marcar três vezes em uma final de Copa do Mundo desde o inglês Geoff Hurst, em 1966. Entre os homens, só eles dois. Mas esqueceram de dizer que a americana Carli Lloyd também marcou três vezes em uma decisão, no 5 a 2 sobre o Japão que deu o título mundial de 2015 aos Estados Unidos. Por sinal, o hat-trick mais rápido em uma final de Copa, com gols marcados em um intervalo de 13 minutos, entre os três e os 16 do primeiro tempo.

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui