Argentino de 64 anos, que comandou LDU, San Lorenzo e a seleção de seu país, havia se aposentado da função de técnico em 2021 por problemas de saúde Aos 64 anos de idade, o técnico argentino Edgardo Bauza, campeão da Libertadores com a LDU e o San Lorenzo e com passagem pelo São Paulo no futebol brasileiro, foi diagnosticado com Alzheimer. Segundo informações da imprensa local, a doença está em um estágio avançado.
Bauza, que comandou a seleção argentina entre 2016 e 2017, anunciou em outubro do ano passado aposentadoria da função de técnico por conta de problemas de saúde, sem especificar quais. "Patón", como é conhecido, logo recebeu mensagens de apoio nas redes sociais.
Bauza em coletiva pela seleção argentina
Site oficial da AFA
O Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Bauza tem residências em Quito, no Equador, e Rosário, na Argentina, e "confunde cores e até a ordem das refeições", segundo publicação do jornalista Juan Manuel Pons.
Bauza era zagueiro nos tempos de jogador e vestiu as camisas de Rosario Central, Junior Barranquilla, Independiente e Veracruz. Iniciou a carreira como técnico em 1998, no Rosário, e passou por Vélez Sarsfield, Colón e Sporting Cristal antes de comandar a LDU, onde venceu a Libertadores 2008. Seis anos depois, com o San Lorenzo, voltou a conquistar a competição continental, pouco antes de comandar o São Paulo.
No Tricolor paulista, fez 47 jogos e venceu 16, levando o time até a semifinal da Libertadores. Foi técnico das seleções da Argentina, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita, e retornou ao Rosario Central, seu último clube, em 2017.
Bauza nos tempos de São Paulo
Erico Leonan - Site oficial do São Paulo FC