Campeonato Inglês retorna com sete partidas e atacantes brasileiros como desfalques Quase um mês e meio depois, a Premier League está de volta. Nesta segunda-feira, após a pausa para a Copa do Mundo, a competição será retomada com o tradicional Boxing Day. Serão sete partidas abrindo a 17ª rodada, com o líder Arsenal em ação e alguns atacantes brasileiros como desfalques.
+ Veja a tabela completa da competição
Os Gunners não entraram em campo pela Copa da Liga Inglesa, pois já estavam eliminados da competição que marcou o retorno do futebol no país na última semana. Sem o lesionado Gabriel Jesus, terão pela frente um clássico londrino diante do West Ham, time de Lucas Paquetá que ocupa a 16º colocação.
Martinelli durante treino do Arsenal; brasileiro não terá companhia de Gabriel Jesus no Boxing Day
Reprodução/Twitter
+ Gabriel Jesus passa por cirurgia após lesão no joelho na Copa e deve voltar a jogar em março
O vice-líder Manchester City - com cinco pontos a menos - entra em campo apenas na quarta, mas os outros dois integrantes do G-4 também atuam. O Newcastle de Bruno Guimarães, terceiro colocado, visita o Leicester. O Tottenham, em quarto e sem Richarlison, que está no departamento médico, pega o Brentford fora de casa.
+ Richarlison sofreu lesão muscular no jogo da eliminação do Brasil para a Croácia
+ Atacante agradece por prêmio de gol mais bonito da Copa: "Eternizar momento especial"
Confira os jogos do Boxing Day:
9h30 - Brentford x Tottenham
12h - Crystal Palace x Fulham
12h - Everton x Wolverhampton
12h - Leicester x Newcastle
12h - Southampton x Brighton
14h30 - Aston Villa x Liverpool (com Tempo Real no ge)
17h - Arsenal x West Ham (com Tempo Real no ge)
Após um início ruim, o Liverpool, que foi eliminado para o City na Copa da Liga, ocupa a sexta posição e enfrenta o Aston Villa fora de casa. Jürgen Klopp tem desfalques no ataque: Luis Díaz, Diogo Jota e Firmino não estão à disposição.
+ Lanterna Wolverhampton anuncia Matheus Cunha como presente de Natal
Chelsea e Manchester United entram em campo na terça-feira, jogando em casa contra Bournemouth e Nottingham Forest, respectivamente. Veja o complemento da rodada:
Terça-feira
14h30 - Chelsea x Bournemouth
17h - Manchester United x Nottingham Forest
Quarta-feira
17h - Leeds x Manchester City
Vice-líder Manchester City, que eliminou o Liverpool na Copa da Liga Inglesa, joga no encerramento da rodada
Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
A origem do Boxing Day
O feriado se mantém firme no calendário inglês desde 1871. A data, historicamente, é associada a gestos de solidariedade, ainda que não se saiba ao certo qual é a origem do termo que dá nome a ela.
Uma das correntes mais conhecidas diz que o nome faz referência a uma tradição medieval. Padres recolhiam esmolas para dar aos mais pobres e as colocavam em caixas, que seriam abertas no dia 26 de dezembro, data em que se celebra Santo Estêvão, considerado o primeiro mártir da Igreja Católica.
+ Haaland de pijama e taça da Copa de presente de Natal; veja celebrações de clubes e jogadores
Também há quem diga que o termo seja oriundo de um costume do século XIX – mesma época da criação do feriado. Empregados do período vitoriano (de 1837 a 1901) costumavam trabalhar para os patrões no Natal, mas ganhavam folga logo depois, no dia 26. Quando iam para casa, levavam caixas com agrados oferecidos pelos empregadores.
Antes de ser declarado feriado bancário, o dia 26 de dezembro já tinha uma ligação com o futebol. Foi nessa data, em 1860, que aconteceu a primeira partida competitiva entre clubes de futebol. O Sheffield FC venceu o Hallam FC por 2 a 0.
A tradição de se realizar jogos regularmente no "Boxing Day" começou no fim do século XIX. Junto com o rugby, o futebol se tornou uma forma de entretenimento para o feriado. Antes, os ingleses costumavam caçar raposas, hábito que era considerado esporte, mas acabou proibido.