Ideal é não exagerar, mas se acontecer, veja o que pode te auxiliar. Chá de hortelã estimula a digestão
Divulgação
A espera ansiosa pelas festas de fim de ano tem muito a ver com as comidas e bebidas deliciosas dessa época do ano. O intervalo curto entre o Natal e o Réveillon pode dar ainda mais a sensação de que “passou da conta”. Por isso, veja o que pode ser feito para evitar os exageros e, caso eles aconteçam, como minimizar o peso na consciência.
Como comer com consciência?
Segundo a nutricionista Amanda Pignaneli, o ideal é comer com consciência. “Eu sei que tem comidas super gostosas que a gente come uma vez por ano. Por exemplo aqui em casa a gente tem um prato que só faz no Natal, mas mesmo assim a gente não precisa exagerar”, diz lembrando das suas ceias em família.
O que ela diz que pode ajudar nessa “consciência” é mastigar bem e respeitar o limite do corpo. “Pode comer mais devagar, a gente pode comer com consciência, aproveitar esse momento em família”, complementa ao ressaltar o que há de mais importante no fim de ano: a família.
Antes e depois da ceia
Mesmo a nutricionista não recomendando o exagero, se acontecer, é possível entrar com medidas paliativas, ou seja, para abrandar temporariamente a sensação de “inchaço”.
“Se acontecer de você comer um pouquinho a mais, beber um pouquinho a mais, o que eu recomendo que você tome um chá digestivo, um chá de hortelã, um chá de camomila, pode ser um pouquinho antes, um pouquinho depois, ou no dia seguinte, e beber bastante água”, aconselha.
Antes da ceia para estimular a digestão
Chá de alecrim
Chá de hortelã
Depois da ceia para auxiliar a digestão
Chá de gengibre
Chá de camomila
Chá de menta
A recomendação também é beber bastante água. Como dica bônus, Amanda sugere óleos essenciais. “Existem alguns óleos essenciais que são legais, por exemplo óleo de menta, que ajuda no processo de você excretar, estimular mais enzimas digestivas”, conta a nutricionista.