Suspeito, identificado como Jobson Moreira de 28 anos, foi morto em Ariquemes após atirar contra os policiais. Jovem sequestra mulher e morre após trocar tiros com a polícia em Ariquemes
Reprodução
Câmeras de segurança foram uma das principais aliadas para a Polícia Civil encontrar o suspeito de sequestrar e roubar uma idosa de 71 anos em Ariquemes (RO). O crime teve início na terça-feira (13), quando o suspeito abordou e amarrou a vítima a deixando presa em uma árvore na zona rural da cidade. Ele morreu, na quarta-feira (14), após trocar tiros com a polícia.
Segundo a polícia, Jobson Moreira de 28 anos, tem passagem pelo sistema prisional pelos crimes de roubo, estupro e dano ao patrimônio, por isso é considerado de alta periculosidade.
O delegado Francisco Borges Neto, que esteve a frente da negociação com o suspeito, conta que foi a vítima, após conseguir se soltar das cordas em que estava amarrada em uma árvore na zona rural, que ajudou na localização de Jobson.
"Pois na visão do sequestrador a vítima estava ainda amarrada no local em que ele a deixou, mas ela já havia se soltado e já estava conosco em segurança. Enquanto ele exigia o valor da extorsão, ele mesmo começou a apontar algumas de suas localizações, pois poderia receber o resgate nesses locais".
Além da comunicação com a vítima, o delegado fala da importância da tecnologia para as investigações por meio do sistema de segurança em pontos que levaram até o suspeito.
"Principalmente pelas imagens de câmeras. Nossa equipe conseguiu obter uma boa ideia de quem era o suspeito. Tínhamos uma prévia de quem era ele quando a vítima o reconheceu".
Borges explica que as investigações mostraram que o suspeito abandonou o carro da vítima na cidade, perto de um posto de combustível, foi de mototáxi até uma fazenda, de lá foi a pé, até o local onde foi localizado.
"Fomos nos pontos onde possivelmente ele estaria, foi quando nos deparamos com o confronto no momento em que a equipe foi abordá-lo. Ele investiu contra a equipe, injustamente. Os policiais foram obrigados a neutralizar a agressão. Ele foi baleado e socorrido. No hospital ele evoluiu para óbito", pontua.
O delegado destaca que Jobson é considerado de altíssima periculosidade e sua liberdade provocava risco à sociedade.
"Ele havia praticado crimes contra o patrimônio, roubo estupro. Agora, com esse resultado morte, damos prosseguimento a investigação sobre o enfrentamento com ele e o outro é o inquérito que tramita na delegacia da Patrimônio da extorsão mediante a sequestro, estamos nas oitivas, análises, relatórios e imagens para verificar a atuação dele sozinho ou se teve algum participante, coautor. Tudo se encaminha para que tenha sido uma ação solitária".