anuncie

Marrocos é a quarta seleção africana a passar das oitavas e busca feito inédito na Copa

Por Virtual Rondônia em 09/12/2022 às 06:11:20
Equipe do Norte da África eliminou a Espanha nas oitavas de final, nas penalidades Com a vitória sobre a Espanha, Marrrocos se torna a quarta seleção africana a disputar uma quartas de final de Copa do Mundo. Somado a Senegal, Camarões e Gana, é o país que chegou mais longe na competição e agora busca se isolar se classificando para a semifinal. O ge relembra a participação dos outros três vizinhos que também passaram pelas oitavas.

+ Notícias da Copa do Mundo

+ Tabela da Copa do Mundo

Marrocos faz campanha histórica no Catar. Terminou a primeira fase como líder do Grupo F, vencendo Bélgica e Canadá e empatando com a Croácia. Nas oitavas, segurou o jogo inofensivo da Espanha, incomodou e venceu nos pênaltis após o empate sem gols.

Copa: Marrocos elimina a Espanha e vai às quartas pela 1º vez na história

Antes de Marrocos, Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010) chegaram até esta fase em um Mundial. Todos os três foram batidos e não seguiram na competição.

Jogadores do Marrocos comemoram vitória sobre a Espanha, pela Copa do Mundo

Reuters

Camarões

A Copa do Mundo de 1990, na Itália, terminou com a Alemanha Ocidental campeã. Camarões foi a primeira seleção africana a chegar nas quartas de final nesta mesma edição. No grupo B, o time do atacante Roger Milla assombrou o mundo logo na estreia ao derrotar a então campeã Argentina, de Maradona

Camarões foi líder do grupo depois de vencer, além dos sul-americanos, a Romênia e perder para a União Soviética. Nas oitavas de final, venceu a Colômbia por 2 a 1. Nas quartas, acabou eliminado pela Inglaterra, de virada, por 3 a 2.

Roger Milla, por Camarões, na Copa de 1990

dpa/picture alliance via Getty Images

Senegal

Na Copa de 2002, foi a vez de Senegal surpreender o planeta ao vencer a então campeã França por 1 a 0 no jogo de abertura.

A equipe, do ídolo Papa Bouba Diop, ainda empataria com Dinamarca e Uruguai, terminando em segundo na chave.

Nas oitavas, venceu a Suécia por 2 a 1, mas caiu nas quartas após derrota para a Turquia, por 1 a 0. Caso avançasse seria o adversário do Brasil nas semifinais.

Time do Senegal em 2002: Em pé Malick Diop, Fadiga, Bouba Diop, Coly, Diatta e Sylva. Agachados Salif Diao, El Hadji Diouf, Camara e Aliou Cissé.

getty

+ Após classificação histórica, jornais do Marrocos destacam orgulho da seleção: "Maior feito árabe"

Gana

Na primeira Copa disputada no continente africano (na África do Sul em 2010), Gana terminou sendo a seleção do continente a ir mais longe, repetindo os feitos de Camarões e Senegal.

Na fase de grupos, acabou na segunda colocação, após vencer a Sérvia, na estreia, empatar com a Austrália e perder da Alemanha.

Nas oitavas, passou pelos Estados Unidos e acabou sendo eliminado em uma dramática partida contra o Uruguai, desperdiçando um pênalti no último lance da prorrogação (provocado pelo atacante Suarez que defendeu a bola com a mão em cima da linha). Na disputas das penalidades, deu Uruguai. (veja abaixo).

Melhores momentos: Uruguai (4) 1 x 1 (2) Gana pela Copa do Mundo Fifa 2010

Desafio de Marrocos

Com campanha melhor do que o trio citado, Marrocos tem agora a chance de continuar fazendo história, se isolando como a seleção africana que chegou mais longe em um Mundial. Para isso, conta com a estrela dos jogadores mais badalados do time, Ziyech e Haikimi, para bater Portugal.

As equipes se enfrentam pelas quartas de final, no próximo sábado, às 12h (de Brasília).

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui