Austrália, Costa Rica e Irã foram goleadas pelas favoritas França, Espanha e Inglaterra na abertura do Mundial, mas devolveram resultados e embolaram os respectivos grupos na Copa Austrália, Costa Rica e Irã estrearam no Mundial do Catar da pior maneira possível. Após quatro anos de preparação para a disputa, sofreram goleadas em confrontos diante de três das seleções consideradas favoritas ao título, França, Espanha e Inglaterra. Na segunda rodada, contudo, chegou a reação: as três derrotadas venceram e se mantiveram vivas na Copa.
+ Veja a tabela da Copa do Mundo
Detalhe que desde 1998 apenas 10,9% das 73 seleções derrotadas na estreia conseguiram se classificar para as oitavas de final. Cenário que reforça a importância dos resultados conquistados pelas três nesta segunda rodada.
+ 89% das seleções que estrearam com derrota na Copa foram eliminadas na primeira fase
Keysher Fuller comemora gol em Japão x Costa Rica, Copa do Mundo do Catar
Raul Arboleda / AFP
A primeira reação saiu com o Irã, que havia sido derrotado pela Inglaterra - por 6 a 2 - no Internacional Khalifa. A equipe asiática respondeu com uma vitória sobre País de Gales, por 2 a 0, e agora ocupa a segunda posição da tabela no Grupo B.
Se conseguir manter a posição - após o duelo com os Estados Unidos na rodada final -, o Irã se classifica para as oitavas de final.
+ Veja como foi País de Gales 0 x 2 Irã
Os gols de País de Gales 0 x 2 Irã pela 2ª rodada do grupo B da Copa do Mundo 2022, no Sportv
Veja a festa da torcida do Irã após a vitória contra o País de Gales
Depois dos iranianos, foi a vez da Austrália. A equipe havia sido derrotada por 4 a 1 pela França - atual campeã do Mundial - na rodada de estreia e devolveram o resultado com uma vitória por 1 a 0 sobre a Tunísia. Assim como o Irã, assumiu a segunda posição do grupo.
+ Veja como foi Tunísia 0 x 1 Austrália
Melhores momentos: Tunísia 0 X 1 Austrália, pelo grupo D da Copa do Mundo 2022
A última nessa lista entregou a maior reviravolta das três: a Costa Rica. A seleção havia sido derrotada por 7 a 0 pela Espanha, na maior goleada dessa Copa e também a maior da história dos espanhóis. Neste domingo, contudo, surpreenderam com uma vitória por 1 a 0 sobre o Japão e embolaram a disputa no Grupo E - que agora tem Espanha, Japão e Costa Rica com três pontos.
- A Costa Rica está viva. São coisas que acontecem no futebol (a goleada), mas também é um esporte bonito que nos dá alegrias - disse o atacante Joel Campbell após a vitória.
Melhores Momentos: Japão 0 x 1 Costa Rica pelo grupo E da Copa do Mundo 2022
Após goleada histórica, Costa Rica surpreende e comemora vitória sobre o Japão