Com 15 anos, jogador lamentou o excesso de cobrança sobre Messi; seis anos depois, recebeu passe do craque para marcar em Copa do Mundo Responsável por assegurar a vitória sobre o México, que manteve a Argentina viva na Copa do Mundo, o meio-campista Enzo Fernández teve um reencontro com o passado neste domingo. Uma carta escrita no Facebook e endereçada a Lionel Messi veio a público um dia depois de o jovem de 21 anos decidir, com um golaço, o confronto ao lado do craque – e com assistência dele.
A emocionante carta de Enzo Fernández foi escrita em 27 de junho de 2016, um dia depois de a Argentina perder a final da Copa América Centenário para o Chile. A mensagem do ainda adolescente jogador da base do River Plate tentava convencer Messi a desistir da aposentadoria com a camisa argentina.
Messi sugeriu o adeus à seleção diante de nova frustração com a camisa alviceleste. Era a terceira derrota em final em três anos, depois do vice na Copa do Mundo de 2014 e na Copa América de 2015. As cobranças dos fracassos se direcionavam para o camisa 10.
Mais sobre a Argentina:
+ Enzo Fernández teve proposta do Flamengo e ganhou do Palmeiras
+ Messi cura choro dos filhos e faz Argentina depender apenas de si
+ Argentina pode se classificar até com empate; veja as contas
Enzo Fernandez e Lionel Messi comemoram gol em Argentina x México
REUTERS/Molly Darlington
O desejo do jovem Enzo Fernández era que o craque continuasse a trajetória na seleção.
– Faça o que quiser, Lionel, mas por favor pense em ficar. Para fique para se divertir, que é o que essa gente tirou de você. Em um mundo de pressões ridículas, querem tirar o mais nobre que tem no jogo: a diversão – escreveu Enzo Fernández.
Veja também:
+ Tabela completa da Copa do Mundo
+ Simule os resultados dos jogos
+ Outras notícias da Argentina
Veja o gol de Enzo Fernández da Argentina contra o México
O depoimento está até hoje publicado no perfil de Facebook de Enzo Fernández.
– Como nós vamos te convencer que ainda não pudemos entender que você é um ser humano? Uma pessoa com um talento inigualável, o melhor jogador do planeta, mas no fim uma pessoa – escreveu Enzo.
Confira a carta de Enzo Fernández para Messi:
"Como nós vamos te convencer que somos uns mortos? Como vamos te convencer que na nossa vida tivemos 1% da pressão que possui nos teus ombros, que você se levanta a cada manhã, olha o espelho e sabe que uma multidão de 40 milhões de pessoas não somente quer que você faça as coisas perfeitas, mas que ridiculamente se impôs que pode exigir mais?
Como nós vamos te convencer que ainda não pudemos entender que você é um ser humano, uma pessoa com um talento inigualável, o melhor jogador do planeta, mas no fim uma pessoa? Como nós vamos te convencer se nem por um segundo nos damos conta conta de que você não é responsável pela raiva que a derrota nos provoca e que muitas vezes tem mais a ver com frustrações próprias que nos despertam?
Carta de Enzo Fernández a Messi no Facebook em 2016
Reprodução
Olhemos no espelho e perguntemos se nos exigimos 1% do que exigimos sobre esse garoto que na verdade nem conhecemos.
Como nós vamos te convencer o quanto custa que o mundo inteiro fale de você, que você poderia estar nas suas férias descansando em uma praia, mas está ali correndo e representando nossas cores para a gente olhar se corre ou se canta o hino.
Faça o que quiser, Lionel, mas por favor pense em ficar. Mas fique para se divertir, que é o que essa gente tirou de você. Em um mundo de pressões ridículas, querem tirar o mais nobre que tem no jogo: a diversão.
De garotinho, certamente sonhava representar seu país e se divertir. Te ver jogar com a celeste e branca é o maior orgulho do mundo. Jogue para se divertir, porque quando você se diverte, não tens a ideia de quanto faz a gente se divertir.
Obrigado e perdão, Lionel Messi."