Grande nome do futebol suíço tem pela frente o ataque brasileiro na próxima segunda-feira Ele canta. Ele toca. Ele cozinha. Ele é um bom pai. E, além de tudo, é bonito. Também vai defender o gol da Suíça contra o Brasil, nesta segunda-feira, às 13h. Ele faz sucesso nas quatro estações, mas o nome é Yann Sommer.
As melhores defesas do goleiro Yann Sommer
Aos 33 anos, o que o goleiro da Suíça faz de melhor é defender. Se a seleção brasileira precisa ter uma preocupação para o segundo jogo da Copa, é como superar as defesas de Sommer. Na estreia da Copa, ele não tomou gol e foi eleito o melhor da vitória por 1 a 0 contra Camarões.
Yann Sommer, modelo e goleiro suíço
Na última Eurocopa, em 2021, a Suíça avançou até as quartas de final (e quase foi mais longe) graças ao goleiro. Nas oitavas de final, após o empate por 3 a 3, em que fez cinco grandes defesas no tempo regulamentar, Sommer brilhou nas disputas de pênalti, defendendo a cobrança decisiva de Mbappé.
Nas quartas, ele segurou a Espanha com oito defesas na prorrogação, pegou pênalti, mas não foi o suficiente para os suíços baterem os espanhóis e chegarem à semi. Mesmo assim, Sommer saiu consagrado da maior competição da Europa no ano passado.
Mais notícias sobre a Suíça:
+ "Vou dormir da mesma maneira", diz zagueiro sobre Neymar fora
+ Mãe de Embolo defende filho após ataques: "Deixem em paz"
+ Entenda por que a dupla de zaga preocupa a Suíça
Yann Sommer, goleiro da Suíça
Toto Marti/Marco Grob/Divulgação
Revelado no Basel, da Suíça, Sommer defende desde 2014 o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, onde é ídolo da torcida mesmo sem nunca ter conquistado títulos. Na seleção suíça desde 2012, ele participou das Copas de 2014 e 2018, mas é ao Catar que chega no auge da carreira.
– Em termos simbólicos, e vendo as conquistas de Sommer, deveríamos mesmo batizar as portas de entrada das cidades do país com seu nome. Não há nada com tanta carga emocional como o papel do goleiro, o único e último baluarte, tornando o seu atrativo ainda mais forte. Além disso, Sommer possui um jeito muito suíço, fazendo com que as pessoas se identifiquem ainda mais com ele. Ele é muito habilidoso e simpático, mas também modesto; é muito parecido com alguém chamado Federer - disse o historiador Dominique Dirlewanger, autor do livro “Os suíços”, ao House Of Switzerland.
Yann Sommer. goleiro da Suíça
Getty Images/Matthias Hangst
Sommer é amigo de Roger Federer, suíço considerado o melhor tenista de todos os tempos. E os apelidos de "herói nacional" ou "golden boy" lembram muito como a torcida e a imprensa tratavam Federer, aposentado em setembro passado.
– Sempre prestei atenção para ver como ele jogava, como consegue manter a calma sob muita pressão. E, apesar de seu sucesso mundial, continua sendo uma pessoa humilde – disse Sommer.
E assim como o compatriota, Sommer faz o papel de bom homem de família. O goleiro é casado com Alina, uma jovem advogada alemã que não gosta de se expor nas redes sociais, e tem duas filhas: Milla, de dois anos, e Nayla, que nasceu durante a Eurocopa do ano passado.
Com as filhas, Sommer gostar de aproveitar a natureza e dias ensolarados (sempre publica fotos nas redes com a hashtag em alusão ao seu nome, #Verano). Entre os principais hobbies, estão a música e a culinária.
Sommer toca violão, piano e canta. Ele cursou a Escola de Música de Düsseldorf e tem em Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, um de seus ídolos.
A cozinha é outra paixão do goleiro. Durante alguns anos, ele manteve um blog sobre culinária chamado "Sommerkocht".
Entre textos e fotos sobre as receitas favoritas, Sommer também mostrava habilidades manuais para elaborar seus pratos, muitos vegetarianos, inspirados nos aromas do sul da França, onde passava as férias com os pais.
– Nasci em uma família gourmet. Adorava fazer compras nos mercados da Provença, sentir os aromas, ver as cores, o azeite de oliva, o presunto fresco, as trufas. Mas sou um simples amante da cozinha – define-se.
Música, gastronomia, arquitetura, fotografia. Sim, ele gosta de fotografar mais do que de ser fotografado. De toda forma, já posou como modelo para várias campanhas publicitárias.
– Meu trabalho é jogar futebol, e isso me dá prazer todos os dias. Contribuir com o time e fazer parte de algo maior é o que me motiva. E como perfeccionista, quero ficar um pouco melhor a cada dia, continuar forçando um pouco mais os limites de minhas próprias capacidades físicas e mentais – afirmou.
Veja também:
+ Tabela completa da Copa do Mundo
+ Simule os resultados dos jogos
+ Outras notícias da Suíça
Yann Sommer, goleiro da Suíça
Divulgação