anuncie

Reservas participaram de 25% dos gols do Fluminense no Brasileirão; veja os números

Por Virtual Rondônia em 19/11/2022 às 06:33:25
Durante 2022, jogadores que entraram no decorrer das partidas marcaram ou deram assistências para 27 dos 121 gols do time na temporada Mesmo para um time que tem Cano no ataque, e um meia goleador como John Arias, uma ajuda para balançar as redes sempre é bem-vinda. E isso aconteceu com o Fluminense durante 2022, principalmente no Brasileirão. Dos 63 gols marcados pela equipe de Fernando Diniz na competição, 16 tiveram participação direta de algum jogador que saiu do banco de reservas - número este que corresponde a 25,4% dos tentos marcados pela equipe no campeonato.

+ Leia mais notícias do Fluminense

Jogadores do Fluminense comemoram vitória sobre o Goiás, pela 37ª rodada do Brasileirão

André Durão

+ Fluminense e Umbro acertam renovação de contrato até 2025 e já preparam anúncio oficial

+ Governo adia licitação e renova permissão do Maracanã a Flamengo e Fluminense

+ Manoel exalta ano de afirmação no Fluminense e confirma papo sobre renovação

O levantamento fica ainda mais significativo quando levado em consideração o fato de somente Cano, que renovou contrato até 2025, ter feito 26 gols no campeonato. Além disso, dos 16 tentos* do Fluminense no Brasileirão com participação direta de um reserva, seis deles foram decisivos para a equipe, seja para desempatar o jogo ou para determinar a vitória. Veja os lances abaixo:

*Para o levantamento, o ge considerou como participação apenas gols e assistências. Vale ressaltar que um gol de um jogador reserva, com assistência de outro que entrou no decorrer do jogo, foi contabilizado como apenas uma participação direta.

Palmeiras 1 x 1 Fluminense, pela 5ª rodada - assistência de Caio Paulista para Cano empatar o jogo

Aos 37 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Cano do Fluminense contra o Palmeiras

Fluminense 2 x 1 Athletico-PR, pela 6ª rodada - assistência de Willian para Cano fazer o gol da vitória

Aos 32 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Cano do Fluminense contra o Athletico-PR

São Paulo 2 x 2 Fluminense, pela 17ª rodada - assistência de Nonato para Manoel fazer o gol de empate

Aos 18 min do 2º tempo - gol de cabeça de Manoel do Fluminense contra o São Paulo

Goiás 2 x 3 Fluminense, pela 18ª rodada - gol da vitória marcado por Willian

Aos 39 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Willian do Fluminense contra o Goiás

Flamengo 1 x 2 Fluminense, pela 27ª rodada - gol da vitória marcado por Nathan

Aos 30 min do 2º tempo - gol de cabeça de Nathan do Fluminense contra o Flamengo

Fluminense 3 x 0 Goiás, pela 37ª rodada - assistência de Matheus Martins para o gol de Cano que abriu o placar

Aos 32 min do 2º tempo - gol de cabeça de Cano do Fluminense contra o Goiás

Em um recorte maior, de todos os 121 gols do time na temporada, 27 aconteceram graças a jogadores que entraram no decorrer das partidas. Ao todo, Arias, Luccas Claro, Cano, Ganso, Yago, Fred, Caio Paulista, Willian, Martinelli, Nathan, Nonato, Alan, Matheus Martins e Michel Araújo participaram diretamente de um gol após saírem do banco.

Os dois últimos, inclusive, foram os reservas mais efetivos do Brasileirão. O jovem Matheus Martins, com dois gols e cinco assistências, e o uruguaio Michel Araújo, com duas bolas na rede e três passes decisivos.

Para a próxima temporada, porém, alguns jogadores considerados reservas podem mudar de status no clube. Seja por negociações já concluídas, ou pela possibilidade de mais espaço no time após a conclusão da pré-temporada. Veja abaixo a situação dos cinco reservas mais utilizados por Diniz em 2022 para o ano que vem.

+ Contratações do Fluminense para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Situação dos reservas do Flu em 2023

Matheus Martins:

Destaque do time na reta final do Brasileirão, Matheus Martins não permanece no Fluminense em 2023. O cria de xerém, que fez sua despedida do clube na vitória contra o Bragantino, foi negociado com a Udinese, da Itália, por R$ 46,8 milhões. Para ganhar rodagem internacional, o jogador de 19 anos deve ser emprestado para o Watford, da Inglaterra, antes de atuar no futebol italiano. O ponta encerrou sua passagem pelo Tricolor com seis gols e cinco assistências em 51 jogos.

Willian:

Segundo jogador com mais gols pelo Palmeiras no século XXI, Willian Bigode não conseguiu ter o mesmo desempenho no Fluminense em 2022. O jogador, que completa 36 anos neste sábado, ainda tem contrato com o clube até o final de 2023. Mesmo com as oscilações dentro de campo, o camisa 17 terminou a temporada sendo o reserva com mais jogos dentro do elenco: foram 52 partidas, além de seis gols e cinco assistências.

Michel Araújo:

Após pouco mais de um ano no Al Wasl, dos Emirados Árabes, o uruguaio retornou de empréstimo em junho e surpreendeu positivamente. Ainda com poucos minutos em campo, Michel Araújo terminou a temporada em alta, com dois gols e três assistências em 10 jogos. Somados aos números durante o empréstimo - 13 gols em 33 jogos -, o jogador teve, de longe, o melhor ano da carreira. Igualmente à Willian, o camisa 11tem contrato com o Fluminense até dezembro de 2023.

Alan:

O atacante voltou ao Brasil depois de 10 anos no exterior, com direito a naturalização chinesa pelo bom desempenho apresentado no país. O destino não podia ser outro: o clube que o formou profissionalmente. Ainda sem o ritmo ideal, Alan começou a ganhar minutos nos últimos jogos da temporada, depois de se recuperar de uma grave lesão na panturrilha. O jogador fez seu primeiro gol e único gol neste retorno contra o Goiás, e a expectativa é que entre em forma e seja importante na próxima temporada - Alan tem contrato com o Fluminense até junho de 2024.

Aos 37 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Alan do Fluminense contra o Goiás

Nathan:

Contratado por empréstimo junto ao Atlético-MG no início do ano, Nathan chegou com cacife para ser titular, mas não despontou no Tricolor. Embora tenha feito alguns bons jogos, foi reserva em praticamente toda a temporada e teve somente três gols e duas assistências em 39 partidas. Com o contrato prestes a se encerrar, o jogador ainda tem o futuro indefinido, mas pode retornar ao time mineiro para integrar o elenco de 2023.

???? Ouça o podcast ge Fluminense ????

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

Reprodução

SEJA SÓCIO! QUEM FAZ O FLUMINENSE MAIS FORTE É VOCÊ

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui