Veja o passo a passo para fazer a renovação da habilitação. Estado tem quase 800 mil condutores. Mais de 28 mil pessoas estavam com a carteira nacional de habilitação (CNH) vencida no final do último mês de junho em Rondônia, de acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran) no estado. O número já é 87,5% do que foi registrado em todo o ano de 2021.
De acordo com o anuário estatístico do departamento, Rondônia tem quase 800 mil condutores habilitados e uma frota de mais de 1 milhão de veículos, entre carros, caminhonetes, motos, caminhões, entre outros.
Nova CNH: modelo começou a valer em junho em Rondônia
Como fazer a renovação da CNH?
Novo modelo de CNH
Divulgação/Detran-RJ
O pedido de renovação da carteira de habilitação pode ser feito presencialmente em um dos postos de atendimento do Detran ou pelo site. Para isso é preciso que a CNH vencida esteja regular, ou seja, que não tenha sido cassada ou suspensa.
Em seguida é preciso passar pela etapa de biometria, com captura de imagem, digitais e assinatura, e passar pelo exame de aptidão física em uma clínica credenciada pelo Detran.
Caso o motorista exerça Atividade Remunerada Transportando Pessoas ou Bens, ainda deverá passar pela avaliação psicológica. E se for habilitado nas categorias C, D e E, também é preciso fazer um exame toxicológico.
Quais documentos preciso apresentar?
O condutor deve estar com um documento de identificação oficial com foto em mãos para passar por todos os processos da renovação. Confira quais são os documentos aceitos.
Qual o prazo para que a CNH fique pronta?
Depois de passar por todas as etapas necessárias e ter realizado o pagamento das taxas, o motorista pode escolher buscar a CNH nova no posto de atendimento ou receber ela em casa, pagando a taxa de entrega.
Os prazos para que o documento fique pronto são:
Coordenadoria Metropolitana de Trânsito: Em até 1 hora
Postos Avançados: Em até 24 horas
Interior: Em até 5 dias úteis
Podem fazer a retirada do documento o próprio condutor, um despachante contratado ou um representante legal com procuração.
Veja mais notícias de Rondônia