Alemanha, França, Espanha e Itália abrem período para registros de transferências de jogadores entre clubes. No Brasil, janela do meio do ano vai de 18 de julho a 15 de agosto O mercado de transferências internacionais na Europa já está a todo vapor. Mas o período de registro para as contratações feitas começa nesta sexta-feira em quatro dos principais países do futebol do Velho Continente: Alemanha, Espanha, França e Itália.
Contratações na Europa: as transferências dos principais clubes para a temporada 2022/2023
Janela para a temporada 2022/23 já teve Haaland, Tchouaméni, Darwin Núñez e Sadio Mané
Infografia ge
As datas indicadas abaixo são apenas para o mercado do futebol masculino adulto e constam no Transfer Matching System da Fifa, a plataforma online da entidade para o registro de transferências de jogadores entre clubes.
Nos casos de Alemanha, Espanha, França e Itália, a janela para transferências internacionais vai de 1º de julho a 1º de setembro. Já na Inglaterra, ela abriu no dia 10 de junho, mas também termina no primeiro dia de setembro.
Alemanha - de 1º de julho a 1º de setembro.
Espanha - de 1º de julho a 1º de setembro.
França - de 1º de julho a 1º de setembro.
Inglaterra - de 10 de junho a 1º de setembro.
Itália - de 1º de julho a 1º de setembro.
A contratação mais badalada da janela de verão até o momento foi a de Haaland pelo Manchester City. O clube inglês pagou entre 60 e 75 milhões de euros de multa rescisória para tirá-lo do Borussia Dortmund.
Haaland revê lances do pai com a camisa do City; assista!
Haaland assinou contrato com o Manchester City até 2027
Divulgação
A de maior valor registrado foi a contratação do meio-campista Tchouaméni. O Real Madrid pagou 80 milhões de euros por ele ao Monaco, mas esse valor pode chegar a 100 milhões de euros mais as cláusulas variáveis. O Real não precisou pagar multa rescisória para trazer o zagueiro Rüdiger, que estava no Chelsea.
O Liverpool, o outro finalista da última edição da Liga dos Campeões, foi atrás do atacante Darwin Núñez, que pertencia ao Benfica. Negociação com custo estimado em 75 milhões de euros fixos, mais a possibilidade de 25 milhões de euros em variáveis.
Por outro lado, o clube inglês vendeu Sadio Mané para o Bayern de Munique, por cerca de 32 milhões de euros. O clube alemão também contratou o meia Ryan Gravenberch, ex-Ajax.
Outros destaques foram o retorno de Lukaku à Inter de Milão e a compra em definitivo do atacante Federico Chiesa pela Juventus, por 40 milhões de euros (ele esteve emprestado pela Fiorentina por duas temporadas).
No caso de brasileiros, o zagueiro Diego Carlos foi contratado pelo Aston Villa, por cerca de 31 milhões de euros. O mesmo clube inglês comprou o meia Philippe Coutinho, no fim de maio, por aproximadamente 20 milhões de euros. Mas a mais impactante é recente: a transferência de Gabriel Jesus do City para o Arsenal.
Diego Carlos foi contratado pelo Aston Villa para a disputa da próxima temporada
Reprodução
Em países de ligas consideradas intermediárias da Europa, como Bélgica, Dinamarca e Holanda, a janela já abriu também, e vai fechar nos dias 31 de agosto, para os casos dinamarquês e holandês, e 6 de setembro para o belga. Em Portugal, o período também se inicia nesta sexta-feira, mas vai até 22 de setembro.
No Brasil, a segunda janela de transferências internacionais vai do dia 18 de julho até 15 de agosto. Confira abaixo as datas em outros países:
Arábia Saudita - 26 de junho a 17 de setembro.
Brasil - 18 de julho a 15 de agosto.
Bélgica - 15 de junho a 6 de setembro.
Dinamarca - 15 de junho a 31 de agosto.
Holanda - 9 de junho a 31 de agosto.
Japão - 11 de julho a 10 de agosto.
Portugal - 1º de julho a 22 de setembro.
Turquia - 17 de junho a 8 de setembro.