Em uma temporada de sucessos, o treinador holandês deu sequência ao legado de Klopp e levou o time a um novo patamar. Liverpool 4 x 0 Tottenham | Melhores momentos | Semifinal | Copa da Liga Inglesa
O torcedor do Liverpool tinha motivos de sobra para temer o futuro quando Jürgen Klopp, de surpresa, anunciou sua saída. Seu sucessor, um promissor desconhecido, gerava ainda mais dúvidas.
Oito meses depois, algo raro acontece em Anfield: Klopp quase não é mencionado. Não há nostalgia, apenas um entusiasmo crescente, dada a qualidade da transição liderada pelo holandês Arne Slot.
O Liverpool é líder em tudo o que disputa: são seis pontos de vantagem sob o Arsenal no Campeonato Inglês. Na Liga dos Campeões, foram sete vitórias em oito jogos na nova fase. O ápice foi a vitória por 4 a 0 no Tottenham, pela semifinal da Copa da Inglaterra, que aproxima os Reds de uma final para elevar ainda mais a moral.
O técnico do Liverpool, Arne Slot, na véspera do confronto com o Milan pela Champions League
GABRIEL BOUYS / AFP
?Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Com a confiança da diretoria dos Reds e sem grandes investimentos, Slot soube aprimorar a base existente e comandar uma transição silenciosa para uma nova forma de jogar futebol.
Seu primeiro diagnóstico foi claro: o Liverpool da reta final da era Klopp—aquele que perdeu de forma até injusta a Liga dos Campeões para o Real Madrid—sofria excessivamente com lesões, resultado do desgaste imposto pelo estilo de jogo intenso do alemão.
Para solucionar esse problema, Slot trouxe o especialista em performance Ruben Peeters, com quem trabalhou no Feyenoord, e reformulou o esquema de treinamentos, distribuindo melhor a carga de trabalho ao longo das sessões. Peeters também implementou um sistema de monitoramento individual para otimizar a preparação física dos jogadores, mudou a dieta e implementou sessões maiores de descanso, especialmente nos jogos fora de Anfield.
O resultado é que o Liverpool sofre menos com lesões. Trent Alexander-Arnold e Diogo Jota, que ficaram fora por um bom tempo, estão disponíveis por um período maior de tempo.
Liverpool e Tottenham disputam nesta quinta-feira o segundo jogo da semi da Copa da Liga Inglesa
Getty Images
Slot manteve o estilo de pressão constante que marcou a era Klopp, mas adaptou o time para controlar mais a posse de bola e acelerar o jogo apenas nos momentos estratégicos. Ryan Gravenberch assumiu o papel de organizador na saída de bola, mas tem liberdade para alternar posições com seu companheiro de meio-campo, o argentino Alexis Mac Allister, garantindo dinamismo e fluidez à equipe.
O crescimento individual de alguns jogadores é notável. O principal deles é Dominik Szoboszlai. Promissor, ele perdera espaço nos meses finais de Klopp. Com Slot, virou titular e dono da posição de meia centralizado no 4-2-3-1 da equipe, com Salah pelo lado direito e Luis Diaz ou Gakpo na esquerda. Darwin Núnez, outro que cresceu de rendimento, joga mais centralizado.
Szoboszlai ganhou mais papéis com Slot. Virou um meia dinâmico, capaz de alternar com Mac Allister na construção das jogadas ou avançar como um atacante na fase final do ataque. Na goleada contra o Tottenham, ele teve cinco chutes, nove toques na área adversária, cinco chances criadas, nove recuperações de posse. E, é claro, um gol.
Dominik Szoboszlai comemora após abrir o placar para o Liverpool contra o Betis
KAMIL KRZACZYNSKI / AFP
Slot mantém uma competição saudável entre o elenco e soube contornar as recentes polêmicas sobre a renovação de Salah e Van Dijk. Apesar de rico, o Liverpool vive um limite financeiro e sabe que não pode contratar como o Manchester City. Por isso, o holandês promove talentos da base ao time principal, caso de jogadores como Conor Bradley e Jarell Quansah, que vem ganhando mais minutos.
Até agora, a gestão do holandês é um exemplo de continuidade inteligente e modernização sem ruptura. Flexível, mas fiel à sua identidade, a comissão técnica fez um diagnóstico preciso, preservando os pontos fortes da era Klopp enquanto implementava uma abordagem mais controlada nos bastidores, especialmente no vestiário e nos treinos.
Nos próximos meses, o Liverpool de Slot enfrentará seus maiores desafios, testando a transição silenciosa que, até agora, tem sido um sucesso. Como irá responder à pressão da fase eliminatória da Liga dos Campeões? Como irá manter o ritmo na reta final da Premier League?
Respostas que irão definir o real impacto da nova era em Anfield. Que até o momento, não deixa nada a desejar na comparação com o passado.
Mais Lidas