Atacante vai para time londrino por 45 milhões de libras (R$ 289 milhões) e deve ser anunciado no início da próxima semana. Brasileiro deve ter maior salário do clube Gabriel Jesus é novo jogador do Arsenal. Após cinco anos e meio, o atacante brasileiro, de 25 anos, vai deixar o Manchester City e vestir a camisa do time londrino na próxima temporada. A transferência foi fechada por 45 milhões de libras (cerca de R$ 289 milhões). Ele vai assinar contrato de cinco anos, deve ter o maior salário do clube e é esperado para o início da pré-temporada, que começa nesta quarta-feira.
As conversas ocorrem há dois meses e, desde então, os Gunners são os favoritos a assinar com o ex-Palmeiras. Chelsea, Tottenham, Real Madrid e PSG chegaram a manifestar interesse em Jesus, mas o protagonismo esperado na equipe londrina e a proposta salarial e de compra do Arsenal o colocaram à frente. Os empresários Paulo Pitombeira , Marcelo Pettinati e Cacá Ferrari conduziram as negociações entre os clubes.
Premier League divulga tabela da próxima temporada
Veja como foi a chegada de Haaland ao City
Gabriel Jesus tinha mais um ano de contrato com o City, mas está decidido a deixar o clube. Ele cogitava uma transferência antes mesmo da chegada de Haaland. Chelsea e Tottenham também desejam contar com o brasileiro, mas no momento só avançariam em um acordo caso a negociação com o Arsenal não seja concluída.
Nos Gunners, ele chegaria como principal contratação da temporada, poderia atuar como centroavante e deve ter mais minutos, algo desejado pelo jogador antes da Copa do Mundo. A permanência na Premier League e a boa relação com o diretor Edu Gaspar e o técnico Mikel Arteta também são trunfos para o Arsenal, que não vai disputar a Liga dos Campeões em 2022/23. O treinador foi auxiliar de Guardiola no City e trabalhou com Gabriel Jesus no clube entre 2017 e 2019.
Gabriel Jesus busca mais minutos de olho na Copa do Mundo, e o Arsenal é visto como uma boa opção para o brasileiro
Andrew Yates/EFE
O Real Madrid também surgiu como opção, mas um entrave burocrático atrapalhou o negócio. Na Espanha, há o limite de inscrição de três atletas por clube com nacionalidades de países fora da União Europeia. No Real Madrid, Militão, Rodrygo e Vini Jr. cobrem esse espaço no momento. Vinicius está perto de obter o passaporte espanhol, mas não antes do fim do ano.
Gabriel fez 13 gols e 13 assistências em 41 jogos pelo Manchester City na temporada. Na Premier League, ele marcou oito gols e anotou oito assistências em 28 partidas. No total, Jesus tem 95 gols em 236 jogos pelos Cityzens.
Jesus conquistou 11 títulos com a camisa do City, onde está desde o início de 2017. São quatro taças da Premier League, quatro troféus da Copa da Liga, duas Supercopas da Inglaterra e uma Supercopa. Ele esteve em campo nos dois últimos amistosos da seleção brasileira e fez um gol na goleada por 5 a 1 contra a Coreia do Sul.
Gabriel Jesus cumprimenta Mikel Arteta, em jogo de 2020: técnico do Arsenal foi auxiliar no City entre 2017 e 2019
Matt McNulty/Manchester City FC via Getty Images