anuncie

Real Madrid x Barcelona: rivais "duelam" também em redes sociais, patrocínios e faturamento

.

Por Virtual Rondônia em 25/10/2024 às 05:44:09
Gigantes espanhóis são os clubes com mais seguidores absolutos e dois dos três mais valiosos do futebol mundial; Duelo pela LaLiga será neste sábado Real Madrid e Barcelona se enfrentam no Bernabéu e brigam pela liderança da La Liga

Assim como acontece em todas as temporadas, salvo raras exceções, Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado brigando pela liderança da LaLiga O clube da Catalunha ocupa a ponta com 27 pontos, enquanto os Merengues vêm logo a seguir, com 24. Se dentro de campo a rivalidade é centenária, o El Clásico também é levado a sério para fora dos gramados, numa competição paralela que envolve o mundo digital e a marca mais valiosa no futebol.

+ Confira a tabela do Campeonato Espanhol 2024/25

+ Ex-Real Madrid e Barcelona, Figo diz quem é o favorito para o El Clásico

Mesmo sem a presença de Messi ou Cristiano Ronaldo há pelo menos quatro temporadas, o clássico é um dos mais aguardados pelos amantes de futebol, que envolve duas potências comerciais e de faturamento. Segundo levantamento mais recente da Forbes, de maio deste ano, os rivais espanhóis os clubes estão entre os três times de futebol mais valiosos do mundo.

O Real Madrid tem um valor de mercado de US$ 6,6 bilhões (R$ 38 bilhões), enquanto o Barcelona foi avaliado em US$ 5,6 bilhões (R$ 32 bi). O Manchester United ficou em segundo, com US$ 6,55 bilhões (R$ 37 bi).

Vini Jr e Raphinha chegam como protagonistas para o clássico Real Madrid x Barcelona

A quantidade de patrocínios dos dois principais clubes do mundo explica também o impacto comercial no esporte. O time da Catalunha conta com um total de 20 anunciantes, enquanto o Real Madrid com 30. Juntos, movimentam mais de US$ 5 bilhões só com essas receitas.

- Se hoje os dois clubes não estão na mesma fotografia, com pretensões e capacidades muito diferentes na principal competição do mundo, o filme deles segue sendo o mesmo, do clássico mais demandado em todo o mundo. Não existe nenhuma rivalidade, entre clubes de um mesmo país ou de países diferentes, que mobilize tantas pessoas, em tantos lugares, como o duelo entre eles, e fatalmente, em alguma outra década, o clube catalão voltará a ser protagonista e campeão europeu, reforçando a já consolidada posição de "maior jogo do mundo - avalia Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, que gerencia a carreira de centenas de atletas, entre eles dois atletas do Real: Endrick e Vini Jr.

?Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

Clássico nas redes sociais

Além disso, são duas forças que se expandem para as redes sociais, com valores que, somados, chegam a quase 800 milhões de seguidores. O clube merengue acumula - entre X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, YouTube e TikTok - cerca de 411 milhões de seguidores. O Barcelona, por sua vez, soma quase 361 milhões. A contagem inclui apenas o principal perfil de cada equipe, embora ambos os times também tenham contas em outros idiomas, como, por exemplo, português, japonês e árabe.

Conta do Barcelona no X

reprodução

Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM, destaca a importância das redes sociais para clubes de futebol que pretendem expandir seus negócios.

- É muito comum no futebol a divulgação dos números estimados de tamanho de torcida serem muito superiores ao que de fato tais clubes possuem como torcedores identificados ou possíveis de serem acessados. Os canais de redes sociais permitem a comunicação direta do clube com sua torcida, possibilitando ações comerciais de patrocinadores, mensurando conversão e aumentando, assim, drasticamente a proposta de valor do patrocínio.

Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, comenta que os dois clubes se preparam para ser desse tamanho há anos, o que faz com que esse trabalho de longo prazo seja duradouro.

- Real Madrid e Barcelona são dois clubes que possuem uma visão estratégica de posicionamento de marca e de negócios aplicada em âmbito mundial há décadas. Com o avanço da tecnologia, as plataformas das redes sociais acabaram impulsionando ainda mais esse trabalho. O resultado? Fãs espalhados no mundo todo, patrocinadores buscando se associar com os clubes para falar e interagir em âmbito global.

Instagram oficial do Real Madrid

reprodução

Estádios modernos

Outro ponto importante de ambos os clubes é a inovação tecnológica presente nos estádios. O Camp Nou, casa da equipe catalã, passa por ampla reforma que vai modernizar o local e aumentar sua capacidade de 99 mil para 110 mil pessoas, que ficarão em assentos cobertos. O investimento total nesse projeto é de € 1,5 bilhão (R$ 8 bilhões). O local só ficará pronto em 2026.

O Santiago Bernabéu, por sua vez, passou por uma reforma que começou em 2019 e teve custo de € 892 milhões (R$ 4,8 bilhões). O estádio do Real Madrid passou a ser uma área multiuso que, além de partidas do clube, pode comportar shows, jogos de futebol americano e tênis, graças à tecnologia existente no gramado, que desce para um compartimento subterrâneo para ser substituído. A capacidade foi aumentada para 84 mil torcedores.

Veja o timelapse das obras do Camp Nou, estádio do Barcelona

- A modernização das estruturas dos estádios, como o Bernabéu, possibilita oferecer acessibilidade, segurança e conforto para o público. Além disso, a infraestrutura adequada permite que os estádios recebam grandes eventos esportivos, atraindo turistas e fomentando a economia local. Com diversos estádios aderindo a novas tecnologias, o público é o maior beneficiado – diz Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply, empresa líder no fornecimento de tecnologias, como reconhecimento facial e biometria para acesso em clubes de futebol, estádios e arenas no Brasil.

+ Real Madrid confirma lesão de Rodrygo

Time da ditadura? Real Madrid posta vídeo com duras críticas ao Barcelona

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui