Rubro-Negro recebe Tricolor das Laranjeiras na tarde deste sábado, no Barradão, pela 31ª rodada da Série A Destaque do Vitória, Wagner Leonardo desfalca o time contra o Fluminense
O jogo Vitória x Fluminense, que será disputado às 16h30 deste sábado (horário de Brasília), no Barradão, pela 31ª rodada, marca um encontro de técnicos contratados para "apagar incêndios" e salvar suas equipes do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A missão, ao menos por enquanto, tem sido bem-sucedida, uma vez que os clubes, mesmo que ainda sob risco, se enfrentam fora do Z-4.
? Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
? Siga o ge Fluminense nos Canais do WhatsApp
Thiago Carpini e Mano Menezes se enfrentam neste sábado
arte/ge
Carpini com trabalho dentro e fora de campo
Contratado após a demissão de Léo Condé, em maio deste ano, Thiago Carpini encontrou um Vitória sem vencer há sete jogos e na 18ª posição do Brasileiro, com um ponto em cinco partidas disputadas.
O treinador fez um trabalho de reconstrução, com a saída de jogadores, caso dos meio-campistas Rodrigo Andrade e Dudu, e dos atacantes Mateus Gonçalves e Léo Gamalho. Além disso, passou a aproveitar mais atletas contratados nos primeiros meses do ano, como o lateral-direito Raul Cáceres e o volante Luan Santos.
O treinador ainda aproveitou a segunda janela de transferências para participar da chegada de novos reforços. Todas as contratações deste período (Ricardo Ryller, Neris, Machado, Edu, Carlos Eduardo e Gustavo Mosquito) são aproveitadas regularmente por Carpini.
Carpini passou a escalar Matheusinho como meia neste returno, posição mais confortável para o atleta
Victor Ferreira / EC Vitória
Com o elenco atualizado, Carpini passou a usar uma formação com três atacantes e vive o que pode ser considerado o seu melhor momento pelo Vitória, que tem a oitava melhor campanha desta segunda parte da Série A, com 17 pontos em cinco triunfos, dois empates e quatro derrotas (aproveitamento de 51,2%).
Atualmente, o Rubro-Negro está na 16ª colocação, com 32 pontos e 35% de desempenho, mas a saída do Z-4 após a vitória sobre o Bragantino, na última rodada, não significa que o objetivo do clube já foi conquistado. Carpini deixou claro, na última entrevista coletiva, que ainda não pensa conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.
- De jeito nenhum. Nós precisamos sonhar com a permanência e trabalhar por ela. É difícil vencer neste momento da competição, é uma reta final muito difícil, cada um brigando pelos seus objetivos. Não dá para falar de coisas maiores, temos que nos consolidar. Esses 32 pontos não nos garante permanência, muito menos a Sul-Americana. Vamos pensar em fazer uma boa semana para vencer o Fluminense - disse Carpini.
No total, o treinador tem nove vitórias, quatro empates e 13 derrotas à frente do Vitória, sendo que um resultado negativo foi na eliminação da Copa do Brasil diante do Botafogo.
Mano muda filosofia no Fluminense
Quando Mano Menezes foi contratado pelo Fluminense, no início de julho, Carpini já tinha um mês e meio de Vitória, mas a realidade do clube carioca era muito pior do que a assumida pelo comandante do time baiano.
Em substituição ao campeão da Libertadores Fernando Diniz, Mano desembarcou no Rio de Janeiro com a missão de mudar a filosofia de jogo e tentar salvar o Tricolor das Laranjeiras, que estava na lanterna do Brasileirão, com seis pontos em 13 partidas.
O treinador teve liberdade para mudar ambiente e o estilo de jogo, acostumado ao "Dinizismo". A estreia do técnico aconteceu no empate com o Internacional, primeiro ponto somado pelo Tricolor depois de seis derrotas seguidas, uma delas diante do Vitória de Carpini, por 1 a 0 [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].
Fluminense 0 x 1 Vitória | Melhores momentos | 12ª rodada | Brasileirão 2024
Mas foi apenas no quarto jogo com Mano Menezes no comando que o Fluminense voltou a vencer. O Tricolor das Laranjeiras derrotou o Cuiabá, fora de casa, e emendou quatro vitórias seguidas na Série A ao também bater Palmeiras, Bragantino e Bahia.
Para isso, no entanto, o time carioca precisou passar por uma transformação tática e deixar para trás as ideias de Fernando Diniz, como explicou Mano Menezes em entrevista coletiva à época. A chegada do zagueiro Thiago Silva também foi importante.
"A gente joga um pouco mais posicional, ao jogar um pouco mais posicional você tem um desgaste menor. E esse desgaste faz a equipe guardar as forças para 90 minutos, que é muito necessário".
- (O time) começou a competir primeiro. Porque era necessário que se fizesse essa competição. A partir dessa competição você iguala as coisas em termos de disposição, em termos de organização, em termos de luta. Para depois os jogadores voltarem a crescer individualmente - detalhou Mano.
Mano Menezes em treino do Fluminense no CT Carlos Castilho
Marcelo Gonçalves/FFC
Durante a caminhada, Mano precisou dividir as atenções com as disputas da Copa do Brasil (caiu para o Juventude nas oitavas) e Libertadores (eliminado pelo Atlético-MG). No Brasileiro, chegou a sofrer três derrotas seguidas e voltar para a zona de rebaixamento.
A recuperação da equipe aconteceu nas três últimas rodadas, ao vencera Cruzeiro, Flamengo e o jogo atrasado contra o Athletico-PR e saltar para a 11ª colocação da Série A, com 36 pontos (desempenho de 40%). No returno, o Fluminense tem 19 pontos e a sexta melhor campanha, com seis vitórias, um empate e quatro derrotas (aproveitamento de 57,5%).
No total, Mano Menezes possui 11 resultados positivos, quatro empates e oito negativos em 23 partidas à frente do Tricolor das Laranjeiras.
Reencontro
O jogo deste sábado será o segundo encontro entre os dois treinadores. Em janeiro deste ano, Thiago Carpini levou a melhor como comandante do São Paulo e bateu o Corinthians de Mano Menezes por 2 a 1, pela primeira fase do Campeonato Paulista, em jogo no qual o Tricolor paulista quebrou um tabu de 18 jogos e mais de nove anos sem vencer o Timão [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].
Corinthians 1 x 2 São Paulo - Melhores momentos - Campeonato Paulista 2024