Confederação de Futebol da Ásia cita "circunstâncias inevitáveis" após seleção norte-coreana se recusar a receber a rival em Pyongyang O jogo entre Coreia do Norte e Japão, pela quarta rodada das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, foi cancelado. A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) citou "circunstâncias inevitáveis" para justificar o cancelamento da partida, que estava prevista para esta terça-feira, em Pyongyang, capital norte-coreana.
Jogadores da Coreia do Norte na partida contra o Japão, em Tóquio, pelas eliminatórias da Ásia
REUTERS/Issei Kato
Veja a tabela das eliminatórias da Ásia para a Copa de 2026
"A decisão, tomada em consulta com a Fifa, foi tomada após a AFC ser informada pela associação de futebol norte-coreana, no dia 20 de março, de que seria necessário mudar a partida para um campo neutro devido a inevitáveis circunstâncias", disse a AFC em nota.
A partida seria disputada no estádio Kim Il Sung, na capital da Coreia do Norte, país que não mantém relações diplomáticas com o Japão. A associação de futebol norte-coreana, no entanto, pediu a troca de lugar alegando preocupação com o aumento de casos de uma infecção bacteriana no Japão.
A seleção da Coreia do Norte não disputa jogos em seu território. Nas três primeiras rodadas das Eliminatórias, a equipe jogou apenas como visitante pelo Grupo B: perdeu para a Síria por 1 a 0, em campo neutro (Jedá, na Arábia Saudita); golerou Mianmar por 6 a 1; e levou 1 a 0 do Japão, em Tóquio.
Os jogos da Coreia do Norte como mandante começaria nesta terça, na quarta rodada. Segundo a imprensa asiática, o resultado da partida será decidido pelo Comitê Disciplinar da Fifa, e a tendência é de que uma vitória japonsesa por 3 a 0 seja aplicada.
O Japão lidera o Grupo B com nove pontos em três jogos, seguido da Síria (quatro), Coreia do Norte (três) e Mianmar (um). As duas melhores seleções ao fim de seis rodadas se classificarão para a terceira fase das eliminatórias, que servem tanto para a Copa do Mundo de 2026 como para a Copa Asiática de 2027.
Para o Mundial de 2026, o primeiro disputado por 48 seleções, a Ásia tem direito a oito vagas diretas e uma na repescagem intercontinental.
Gringolândia: Favoritos na Liberta são os brasileiros, com destaque para Fla e Palmeiras