Atacante sinalizou ao treinador preferência pelo Brasil ainda em fevereiro, mas segue elegível para os lusitanos. Comemoração tem recado para "pessoas que não merecem este momento" Um início de ano impressionante, o direito de escolher sobre qual seleção defender e uma resposta na ponta da língua com indicação de preferência pelo Brasil. Os primeiros meses de 2024 têm sido especiais para Galeno. Destaque do Porto, chegou a ser paquerado por Portugal, mas uma ligação de Dorival Júnior foi suficiente para sanar qualquer dúvida sobre qual caminho seguir.
Galeno em treinamento da Seleção nesta segunda-feira em Londres
Rafael Ribeiro / CBF
Em meio a especulações sobre o desejo de Roberto Martinez de convocá-lo para a seleção portuguesa, o atacante nascido em Barra do Corda, interior do Maranhão, recebeu o contato do técnico brasileiro ainda em fevereiro com uma pergunta muito simples: gostaria de defender o Brasil? O "sim" imediato o colocou na lista larga, mas a convocação só chegou após corte de Gabriel Martinelli, do Arsenal.
Oportunidade para a comissão técnica observar de perto o atacante que soma oito gols e quatro assistências nos 14 primeiros jogos do ano. A convocação, no entanto, não fecha as portas para Portugal, de acordo com as regras da Fifa.
Em resolução publicada após congresso técnico em 2020, um jogador segue apto a trocar de federação desde que não atue por mais de duas partidas oficiais em disputas menores (eliminatórias e Liga das Nações, por exemplo) ou entre em campo em fase final de Copa do Mundo e competições continentais. Neste cenário, Galeno segue apto, por exemplo, caso Portugal o convoque para a próxima Euro.
Dorival Júnior comanda o primeiro treino como técnico da Seleção
A prioridade pelo Brasil, por sua vez, foi verbalizada para a CBF e ficou evidente na postagem da convocação inesperada por conta do corte de Martinelli em suas redes sociais. Numa mistura de comemoração e desabafo, Galeno se disse realizado:
- Obrigado, Deus, por cada oportunidade. Tinha muitas coisas pra falar, mas tem pessoas que não merecem esse momento. Um sonho de uma criança que saiu lá de Barra do Corda (MA) para o mundo. Um orgulho enorme representar meu país. Vamos, meu Brasil. Nunca deixem de acreditar nos seus sonhos.
Revelado pelo Trindade, de Goiás, e com rápida passagem pelo Grêmio Anápolis, Galeno chegou ao Porto em 2016 e tem dupla nacionalidade desde o início de 2022. Pouco aproveitado na primeira temporada, passou por Portimonense, Rio Ave e Braga antes de retornar ao estádio do Dragão e assumir protagonismo.
Desde o retorno, no início de 2022, são 108 jogos, 29 gols e seis títulos. Performance que fizeram com que o próprio treinador da seleção portuguesa pedisse o auxílio de Sérgio Conceição, técnico do Porto, para convencê-lo a defender o país.
Galeno comemora gol para o Porto em clássico com o Benfica
Pedro Nunes/Reuters
"Falei com o treinador de Portugal há uns meses, onde foi pedido por ele (Roberto Martínez) para sensibilizar o Galeno para escolher a seleção portuguesa"
- Contei a Galeno e dei a minha opinião sobre o que ele podia fazer. Jogando no campeonato português tinha mais chances de ser chamado à seleção portuguesa. Passaram várias convocações e nunca foi chamado... agora foi chamado pelo Brasil.
Ainda assim, havia expectativa em Portugal de que o atacante do Porto estivesse na lista para os amistosos desta Data Fifa diante de Suécia e Eslovênia. Com o chamado de Dorival Jr, isso não aconteceu.
Brasileiro Galeno decide a favor do Porto contra o Arsenal na Champions
Aos 26 anos, Galeno disputou apenas dez jogos como profissional no Brasil, quatro como titular. Todos foram realizados em 2016, pelo Campeonato Goiano, quando marcou cinco gols com a camisa do Trindade.
Agora, tem a oportunidade de apresentar o grande cartão de visitas ao torcedor brasileiro no sábado, a partir das 16h (de Brasília), em Wembley, em amistoso contra a Inglaterra. Terça-feira, o Brasil visita a Espanha, no Santiago Bernabeu, em Madrid.