anuncie

Projetos sustentáveis apoiados pela Sicoob Credip na região amazônica são conhecidos pelo BID

.

Por Virtual Rondônia em 11/03/2024 às 12:53:31
Cooperativa de crédito apresentou casos de sucesso na produção de café e na integração dos povos indígenas. A visita é uma oportunidade de futuros negócios na região. Projetos sustentáveis apoiados pela Sicoob Credip na região amazônica são conhecidos pelo BID

Arquivo

A Sicoob Credip recebeu em fevereiro na sede da instituição em Pimenta Bueno (RO) a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo da missão foi conhecer os projetos de desenvolvimento sustentável na região apoiados pela Cooperativa. A visita é uma oportunidade de futuros negócios na região. A comitiva foi composta por Marcia Groszmann Faria e Terence Gallagher, representantes do BID Invest, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob Ênio Meinen e Luiz Edson Feltrim, do Instituto Sicoob, além do pesquisador e consultor em sustentabilidade, Fábio José Feldmann.

Durante a visita, os representantes das instituições conheceram as práticas e a atuação da Sicoob Credip na promoção do desenvolvimento local, com foco na inclusão financeira e na educação cooperativista. Eles também visitaram cooperados que são casos de sucesso na Amazônia, como o Café Don Bento, em Cacoal (RO), onde os cafeicultores apresentaram as técnicas de produção de café de alta qualidade e também destacaram o papel fundamental da Sicoob Credip no impulsionamento de suas atividades.

Além dos cafeicultores também participaram do bate papo representantes da Embrapa, Sebrae e da Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon). Eles falaram sobre a cadeia produtiva do café na região e como nos últimos anos, Rondônia tem se destacado na cafeicultura, conquistando prêmios nacionais de qualidade de café, e como a Sicoob Credip tem apoiado o setor no seu desenvolvimento. A Cooperativa tem sido parceira fundamental dos produtores, oferecendo linhas de crédito e apoio aos eventos ligados à cadeia produtiva.

Cooperativa de crédito apresentou casos de sucesso na produção de café e na integração dos povos indígenas

Arquivo

A comitiva também visitou a aldeia La Petanha em Cacoal para saber mais sobre como os povos originários estão se integrando no processo de desenvolvimento da região.

Terence explicou que o BID Invest está empenhado em estabelecer uma rede privada, atualmente composta por 24 instituições financeiras, entre elas o Sicoob, com o objetivo de promover investimentos sustentáveis na Amazônia.

"Estamos aqui para compreender melhor a realidade local e discutir com o Sicoob formas de apoio às suas futuras iniciativas. Esperamos em breve alinhar projetos, estudos e investimentos conjuntos", acrescentou Terence.

Márcia explicou que o próximo passo é trabalhar com as ideias discutidas no encontro. "Vamos nos reunir com outros parceiros e consultores envolvidos neste projeto e tentar elaborar algo mais concreto para apresentar à rede financeira da Amazônia, que inclui 24 instituições financeiras, no próximo mês de junho. Ficamos muito satisfeitos com o que vimos e muitas coisas nos surpreenderam, depoimentos que enriqueceram nossa compreensão e trouxeram novas perspectivas", afirmou a representante do BID.

Para o presidente da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, a visita representa uma oportunidade muito interessante. "Apresentamos os produtores de café para que eles pudessem conhecer a história do Robusta Amazônico. Este é um caso de sucesso interessante de desenvolvimento para a região, e o Sicoob tem contribuído para sua construção. Acredito na importância de divulgar isso, já que representa uma oportunidade de crescimento para os produtores. Estamos entusiasmados com a vinda do BID aqui, pois isso abre oportunidades de negócios para nossa região", disse Oberdan.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, possui 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 120 mil cooperados.

A visita é uma oportunidade de futuros negócios na região.

Arquivo

Fonte: G1 RO

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui