Zagueiro está no BID, mas foi inscrito depois do início da segunda fase da competição; clube ainda aguarda resposta da entidade Zagueiro Cacá é apresentado no Corinthians
O Corinthians fez uma consulta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para eliminar qualquer dúvida quanto à possível utilização do zagueiro Cacá no duelo de quinta-feira contra o São Bernardo, às 20h, no ABC, pela segunda fase da Copa do Brasil.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
A interpretação do regulamento causou dúvidas em relação ao uso de novos reforços para a etapa do torneio. O clube quer esclarecer se jogadores recém-contratados podem ser utilizados a partir do jogo da equipe na fase ou desde o início da etapa.
A segunda fase da Copa do Brasil começou na semana passada com a vitória do Atlético-GO por 3 a 1 sobre o Real Brasília, um dia antes de Cacá ser registrado no BID (Boletim Informativo Diário).
Mais notícias do Corinthians:
+ Rojas entra com processo na Fifa contra o Corinthians
+ O que o Timão precisa para disputar a Copa do Brasil de 2025?
+ Eliminação deve tirar lições para resto da temporada
Cacá em treino do Corinthians
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O trecho do regulamento sobre reforços que gerou dúvidas diz:
Art. 6º – A contratação de novo atleta pelo Clube, seja como profissional ou não profissional, habilita a sua atuação pelo Clube na COPA DO BRASIL a partir do dia seguinte à data de publicação do seu nome no BID pela DRT, desde que antes do início de cada fase da competição (ou seja, caso já disputada uma partida da fase, somente terá condições de jogo para fase seguinte se o Clube obtiver classificação), e cumpridos os demais requisitos do RGC e deste REC, ncluindo a sua inscrição na competição pelo Clube dentro do prazo definido no artigo 5º.
Informalmente, fontes dentro da CBF possuem a interpretação de que Cacá poderia jogar por ter sido inscrito antes da partida do Timão diante do São Bernardo.
Essa é a última fase com partidas únicas no torneio nacional. A partir da terceira etapa, os confrontos são em ida e volta.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Como joga? Veja lances de Cacá, novo zagueiro do Corinthians
O Corinthians se respalda também na posição do Internacional, que possui a interpretação de que novos reforços podem ser utilizados, já que acabaram registrados antes da partida do clube na fase.
O clube gaúcho ainda aguarda ofício da CBF, mas confia que poderá contar com Thiago Maia e Rafael Santos Borré no duelo contra o Nova Iguaçu, na quarta-feira.
A escalação da dupla colorada confirmaria a liberação para a presença de Cacá na quinta. O Timão, assim, aguarda resposta da CBF para antecipar a estreia de Cacá, apresentado como 11º reforço da equipe na semana passada.
???? Ouça o podcast ge Corinthians????
O próprio Cacá tratava a estreia para a segunda parte da temporada, depois da intertemporada que o time irá encarar a partir da próxima semana.
– Agora é me preparar até o tempo que tenho até a estreia, não me atrapalha e quando chegar a oportunidade. Independentemente se for daqui um mês, um ano e é estar bem para ajudar o Corinthians – declarou.
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e