Esporte é um dos cinco selecionados do Comitê Olímpico Internacional para estrear em Los Angeles 2028 O programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 terá algumas novidades. Foram incluídas cinco novas modalidades que prometem cativar mais pessoas ao redor do mundo. Entre elas, o flag football. O esporte, que tem muitas semelhanças com o futebol americano, já possui adeptos no Brasil e pode virar uma nova esperança de medalha para o país.
+ COI amplia mercado com novos esportes para Olimpíadas de 2028
+ Pôsteres oficiais de Paris 2024 são revelados; veja
+ Saiba tudo sobre os esportes olímpicos
Flag football ganha popularidade e será modalidade olímpica
Brasil terminou em sétimo lugar no Mundial feminino de flag football em 2022
Reprodução Facebook Flag Footbal Brasil
Mas, afinal, o que é o flag football? A modalidade é "prima" do futebol americano, uma versão mais acessível e com menos contato físico. O nome do esporte se refere às bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que ficam amarradas nas cinturas dos atletas e devem ser retiradas pelos adversários caso eles queiram parar as jogadas.
+ Siga o canal do ge no WhatsApp!
Flag é uma das novas modalidades olímpicas em Los Angeles
Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil
Como funciona? São cinco atletas de cada lado: um time ataca e o outro defende tentando retirar as fitas de quem está correndo com a bola. As partidas duram dois tempos de 20 minutos e o grande objetivo é chegar na zona de pontuação (conhecida como "endzone") do oponente e marcar o famoso touchdown, que vale seis pontos.
- A maioria das pessoas conhece o futebol americano aquele que a gente vê em filmes, com capacete, ombreira -- uma coisa bem pegada. O flag é diferente, ele tem os mesmos objetivos que o futebol americano, porém não tem aquela pancada. A grande diferença é essa: em vez de dar a trombada, se puxa a fita na cintura, por isso é muito bacana e muito mais acessível de se jogar - explica Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
NFL Flag Championship aconteceu no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.
Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil
Em parceira com a NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, a CBFA reuniu no ano passado 120 crianças divididas em 12 equipes de seis estados diferentes para jogar um campeonato nacional para mini atletas de até 12 anos de idade - times mistos, com meninos e meninas. O NFL Flag Championship aconteceu no dia 15 de outubro, no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.
Sorocaba Braves conquistou o troféu de campeão no torneio
Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil
Entre os adultos, as competições são separadas para homens e mulheres. A seleção brasileira feminina de Flag Football há 12 anos participa dos campeonatos internacionais e costuma figurar no top 5 do ranking mundial. Atualmente ocupa a quarta posição, atrás apenas dos Estados Unidos, México e Áustria. O que traz esperança por uma possível medalha para o Brasil nas Olimpíadas de 2028.
Já no masculino, o Brasil é hoje a 17° colocado do ranking mundial. Estados Unidos, México e Canadá dominam as três primeiras posições.