Messi desbancou Haaland e levou seu oitavo prêmio de melhor do mundo. Rodrigo Coutinho e Thiago Benevenutte discordaram do resultado no podcast Gringolândia O podcast Gringolândia da última segunda-feira (ouça a íntegra abaixo) repercutiu o Fifa The Best 2023 e analisou o prêmio mais impactante da noite. Messi desbancou o favorito Haaland, campeão e artilheiro da Champions e da Premier League, e ficou com seu oitavo troféu.
"Resultado rídículo": Gringolândia analisa vitória de Messi no The Best 2023
+ Messi melhor do mundo no The Best: veja reações nas redes sociais
Para Rodrigo Coutinho, muitos capitães e técnicos que participaram da votação não levaram em conta o período determinado para análise, que ia de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023.
- Ridículo o que a gente viu. Ridículo o resultado. Eu custo a acreditar que alguém tenha votado no Messi. No período de votação, ele basicamente não jogou. Período pós-Copa, que ele sabia que não ia continuar no PSG. Questões internas de relacionamento, acerto com o Inter Miami. A conclusão que eu chego é que 70%, 80% dos votantes não sabiam exatamente qual era o período em que os jogadores estavam sendo avaliados.
É uma piada, a gente pode colocar 10 jogadores que jogaram mais que eles (Messi e Mbappé)
Messi já havia levado o prêmio de 2022, com a Copa do Mundo incluída no período de análise. Para Thiago Benevenutte, que destacou a ausência dos três finalistas na cerimônia realizada em Londres, a mudança no calendário do The Best deixou a votação confusa.
- A grande culpada é a Fifa. Não é ela que define quem vai ganhar, mas o resultado da confusão que a Fifa fez deixando o The Best 2022 para depois da Copa está aí. Um prêmio esvaziado. Um constrangimento como eu nunca vi antes numa cerimônia do tipo. Nenhum dos três indicados a melhor jogador do mundo compareceu.
Messi é anunciado o melhor jogador do mundo de 2023, mas não comparece na cerimônia do Fifa The Best
Andrew Boyers/Reuters
É constrangedor até para ele (Messi). Na cabeça dele, ele sabe que do dia 19 de dezembro em diante ele não foi melhor do mundo.
O The Best premiou Ederson como melhor goleiro e Pep Guardiola como melhor técnico no futebol masculino. Vini Jr apareceu no time ideal da FIFPro, Marta foi homenageada e a seleção brasileira levou o Fifa Fan Award. Veja como foi a premiação!