Substituto de Tom Brady, Baker Mayfield tem grande atuação e encerra temporada decepcionante de Philadelphia, vice-campeão do Super Bowl em 2023 O Tampa Bay Buccaneers não tem mais Tom Brady, que se aposentou no ano passado, mas está em boas mãos com Baker Mayfield. O substituto do maior campeão da NFL na posição de quarterback comandou a equipe floridiana a uma surpreendente vitória na primeira rodada dos playoffs sobre o Philadelphia Eagles, vice-campeão do Super Bowl em 2022-23, por 32 a 9 nesta segunda-feira em Tampa. O campeão da NFC Sul agora segue adiante a um confronto com o vencedor da NFC Norte, Detroit Lions, no próximo domingo, com uma vaga na final da Conferência Nacional (NFC) em jogo.
Jogadores do Tampa Bay Buccaneers comemoram touchdown contra o Philadelphia Eagles
Julio Aguilar/Getty Images
Primeiro selecionado no draft de 2018, Mayfield vinha de temporadas de altos e baixos pelo Cleveland Browns, Carolina Panthers e Los Angeles Rams antes de chegar a Tampa Bay com a responsabilidade de substituir Brady, que comandou os Bucs ao seu segundo título em 2020-21. O início de campeonato com sete derrotas nos primeiros 11 jogos parecia indicar que a melhor opção para o clube seria recomeçar do zero.
NFL 2023/2024: onde assistir e calendário de jogos da temporada
Torcedores cavam neve para ver vitória dos Bills sobre Steelers nos playoffs
Mas Mayfield e Tampa Bay deram a volta por cima com cinco vitórias nos últimos seis jogos da temporada, saíram vencedores de sua divisão e conquistaram vantagem no mando de campo na primeira rodada dos playoffs. Do outro lado, estaria o Philadelphia Eagles, um dos favoritos ao Super Bowl, mas que fez a trajetória inversa: após um início com 10 vitórias em 11 jogos, perdeu cinco das seis partidas restantes e entrou em parafuso. O clube trocou o coordenador defensivo, mas nada mudou.
Nesta segunda, os Eagles ainda estavam desfalcados de seu principal wide receiver, AJ Brown, lesionado, e o quarterback Jalen Hurts jogou após deslocar o dedo médio de sua mão direita na partida anterior. Durante o jogo, ainda perderam outro recebedor, o lendário Julio Jones, por lesão. Os efeitos foram visíveis: o ataque teve muita dificuldade para encaixar e chegou poucas vezes em posição de pontuar. Foram apenas 13 primeiras descidas conquistadas, e nenhuma terceira descida bem sucedida.
Baker Mayfield, do Tampa Bay Buccaneers, lança passe contra o Philadelphia Eagles
Mike Ehrmann/Getty Images
Do outro lado, Mayfield teve um dos melhores jogos de sua carreira: 337 jardas aéreas e três touchdowns, sem interceptações. E a defesa de Philadelphia ainda contribuiu, com muitos tackles errados que permitiram que os recebedores de Tampa Bay estendessem jogadas que pareciam mortas. Foi assim em dois dos três touchdowns dos Bucs.
Início empolgante dos Buccaneers
Os Buccaneers pareciam mesmo o time em ascensão no início do jogo. Baker Mayfield comandou duas campanhas grandes no primeiro quarto, uma de 66 jardas terminada em field goal, e outra de 79 jardas fechada com um passe de touchdown para David Moore. Ainda ampliaram para 13 a 0 com outro field goal no início do segundo período, de 54 jardas, acertado por Chase McLaughlin.
Philadelphia, por sua vez, dava a impressão de um time perdido. A defesa errava tackle atrás de tackle, e o ataque não avançou além do meio de campo até sua terceira campanha, que terminou em field goal de 47 jardas convertido por Jake Elliott. McLaughlin respondeu com um chute de 48 jardas cerca de seis minutos depois.
Eagles esboçam reação, mas esbarram em próprias falhas
Os Eagles acordaram mesmo nos últimos cinco minutos do primeiro tempo. Jalen Hurts enfim acertou a mão num passe de 55 jardas para Devonta Smith, que armou a situação para uma conexão curta com Dallas Goedert para marcar seu primeiro touchdown no jogo. Contudo, a desvantagem ficou em sete pontos após Tampa Bay parar a "jogada imparável" de Philadelphia, o "tush push" (tentativa de avançar com o quarterback sendo empurrado por trás).
Jalen Hurts, do Philadelphia Eagles, sofre safety contra o Tampa Bay Buccaneers
Julio Aguilar/Getty Images
A defesa dos Eagles subiu de produção a partir daí e conseguiu segurar Tampa Bay sem pontos em três posses diferentes. Porém, os punts dos Bucs colocaram Philadelphia repetidamente com as costas na parede em seu campo, e com 2min16s restando no terceiro quarto, seus linebackers obtiveram um safety ao forçar um intentional grounding (passe sem um jogador em proximidade) de Hurts quando estava em sua própria endzone.
Além de dois pontos, o safety obriga o time penalizado a devolver a bola ao adversário. E os Buccaneers aproveitaram para somar mais sete pontos numa rápida campanha de 62 jardas em apenas 59 segundos. O touchdown veio em jogada de 56 jardas de Trey Palmer, que após passe curto de Mayfield, quebrou tackles e correu pela lateral até marcar.
O golpe de misericórdia veio com 5min42s restando no último quarto. Philadelphia enviou uma blitz total atrás de Mayfield, mas o quarterback acertou um passe de 23 jardas para touchdown de Chris Godwin.
Os Buccaneers seguem vivos e enfrentam os Lions em Detroit no próximo domingo. Os Eagles entram numa offseason de muitas questões. O cornerback Darius Slay e o tight end Dallas Goedert deixaram o campo com lesões aparentemente graves no último quarto, e o lendário center Jason Kelce, que mencionou um desejo de se aposentar este ano, terminou a partida visivelmente emocionado.