Pedro Caixinha, Fernando Diniz, Vojvoda, Renato Portaluppi e Abel Ferreira não tiveram trabalhos interrompidos; dos cinco, todos terminaram competição na primeira página da classificação Entra ano, sai ano, e a dança das cadeiras do futebol brasileiro continua. Dos 20 clubes que jogaram a última edição da Série A do Campeonato Brasileiro, 15 trocaram de treinador ao longo da temporada. Apenas Bragantino (Pedro Caixinha), Fluminense (Fernando Diniz), Fortaleza (Vojvoda), Grêmio (Renato Portaluppi) e Palmeiras (Abel Ferreira) vão fechar 2023 com o mesmo técnico do início do ano (confira na tabela abaixo).
+ SIGA a Central do Mercado
As novidades da Central do Mercado da dupla Athletiba
Dos cinco, todos terminaram a Série A na primeira página da tabela de classificação. O Palmeiras de Abel Ferreira, de trabalho mais longevo atualmente, conquistou o título da competição. O treinador chegou ao Verdão em outubro de 2020.
Times que não trocaram de técnico em 2023
Palmeiras — Abel Ferreira
Fortaleza — Vojvoda
Fluminense — Fernando Diniz
Grêmio — Renato Portaluppi
Bragantino — Pedro Caixinha
Apenas cinco clubes fecham temporada sem trocas no comando técnico
ge.globo
O Bragantino de Pedro Caixinha garantiu vaga na pré-Libertadores e atingiu a maior pontuação desde que voltou à elite do futebol brasileiro.
Após o jogo contra o Flamengo no Maracanã, inclusive, o técnico Tite exaltou o trabalho do treinador português.
– Ele não tem a história do Flamengo, não tem o dinheiro que tem o Flamengo, mas tem trabalho. A intensidade do jogo permanece o tempo todo. É uma equipe muito bem treinada e está há muito tempo junta
Técnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Também estrangeiro, Vojvoda vai completar três anos de Fortaleza em maio. Em 2023, o Leão do Pici foi finalista da Copa Sul-Americana e garantiu vaga no torneio do ano que vem via Campeonato Brasileiro.
Entre os brasileiros, Fernando Diniz e Renato Portaluppi vão completar a temporada por Fluminense e Grêmio, respectivamente. Os cariocas conquistaram o inédito título da Libertadores, enquanto os gaúchos fecharam o Campeonato Brasileiro na vice-liderança com 68 pontos, melhor campanha sob o comando de Portaluppi na competição.
Rotatividade dos técnicos em 2023
Entre os que promoveram trocas no comando técnico, o Coritiba lidera. Durante o ano, incluindo interinos, foram seis profissionais diferentes. Na sequência, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Santos aparecem com cinco.
No início de 2021, os clubes aprovaram regra para limitar o número de demissões de treinadores no Campeonato Brasileiro. Um ano depois, porém, decidiram por unanimidade derrubar a restrição.
Abel Ferreira e Fernando Diniz em Fluminense x Palmeiras
Jorge Rodrigues/AGIF
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Gabriel Leonan, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Victor Gama.