Calendário prevê, em menos de um mês, finais da Libertadores, Brasileirão e ao menos três jogos em novo torneio, caso um time chegue à decisão A Copa Intercontinental, nova competição para substituir a versão anual do Mundial de Clubes, pode promover uma maratona ao eventual campeão brasileiro da Libertadores. De acordo com as datas previstas, o calendário de 2024 terá, em menos de um mês, decisões do torneio da Conmebol, do Brasileirão e três jogos do campeonato da Fifa.
Entenda o novo formato do Mundial de Clubes
Mundial 2025: veja datas e novos classificados
Mundial 2025: veja o páreo na disputa pelo ranking
CBF e Conmebol divulgaram seus calendários para o próximo ano. Segundo o cronograma, a decisão da Libertadores será no dia 30 de novembro. A última rodada do Brasileirão será disputada no dia 8 de dezembro.
A Copa Intercontinental prevê a decisão dos play-offs no dia 14 de dezembro e a final contra o campeão da Champions League quatro dias depois, no dia 18. Se chegar lá, um time brasileiro tem que passar antes pela disputa com o vencedor da Concacaf, em datas e sede ainda a definir.
Veja um cenário provável para 2024:
30/11: final da Libertadores
1º/12: 36ª rodada do Brasileirão
4/12: 37ª rodada do Brasileirão
08/12: 38ª rodada do Brasileirão
Entre 08/12 e 14/12: Confronto com campeão da Concacaf
14/12: final dos play-offs da Copa Intercontinental
18/12: final da Copa Intercontinental
Fluminense foi quinto brasileiro seguido a vencer a Libertadores. Se o sexto vier em 2024, enfrentará uma maratona
André Durão / ge
O calendário prevê, portanto, sete jogos em 19 dias, com viagens intercontinentais. O jogo contra o campeão da Concacaf será em confronto único e em sede a ser definida em sorteio. O campeão da Libertadores pode ter que viajar para algum país das Américas Central e do Norte para disputá-lo.
Se passar, o representante da América do Sul depois viajará a outra sede, ainda a ser definida. Nela será disputada a final dos play-offs contra quem avançar da disputa entre os vencedores da Oceania, Ásia e África e a decisão da Copa Intercontinental, com o campeão da Uefa Champions League.
Ao divulgar seu calendário, a Conmebol deixa claro que a data da final da Libertadores pode sofrer alteração. O Brasileirão, por sua vez, vai até o dia 8 de dezembro mesmo sem parar para a disputa da Copa América, em junho. Serão sete rodadas desde a véspera da competição de seleções até o seu fim.
A Copa Intercontinental foi anunciada pela Fifa para substituir o Mundial de Clubes, que passará a ser disputado com 32 clubes e de quatro em quatro anos a partir de 2025.