Início tem sido de reuniões e inteiração sobre os processos da SAF Alexandre Mattos foi anunciado pelo Vasco há exatamente uma semana. Em uma janela de transferências, sete dias podem significar muito tempo e, por isso, a torcida tem se mostrado ansiosa pelos primeiros atos do novo diretor de futebol. Mas o início tem sido de inteiração sobre os processos.
Conhecido por ser agressivo no mercado, Mattos usou a primeira semana no Vasco para entender as demandas e o planejamento da SAF. O dirigente não viajou a Berlim para a reunião do grupo, mas manteve contato frequente com Johannes Spors, diretor esportivo da 777 Partners.
+ Contratações do Vasco para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Alexandre Mattos: "Vasco me surpreendeu positivamente em muita coisa"
Depois de conhecer a estrutura da SAF e do futebol do Vasco no Rio de Janeiro, Mattos teve reuniões com pessoas do clube, como o CEO Lúcio Barbosa, com quem mantém contato direto, e com o técnico Ramón Díaz, que terá voz na montagem do elenco. O executivo também conversou com Pedrinho, presidente eleito do clube, que se colocou à disposição para ajudar.
Mas se engana quem pensa que os últimos dias foram calmos ou só de reuniões internas. O telefone do diretor de futebol do Vasco não parou de tocar. Ele tem muitos contatos e tem usado isso para planejar como atacar o mercado.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
Como o ge noticiou, o primeiro alvo foi o zagueiro Junior Alonso. É um jogador que já trabalhou com Mattos e que já esteve na mira do Vasco no ano passado. A negociação, no entanto, ainda não andou.
Alexandre Mattos também recebeu indicações de nomes e se inteirou sobre os jogadores em fim de contrato. As permanências de Maicon e Praxedes estão em jogo, mas são decisões anteriores à chegada do dirigente. A renovação com o zagueiro, mais simples, está encaminhada. Já o caso do volante depende de negociação com o Bragantino e isso caberá ao dirigente.
+ Leia mais notícias do Vasco
É importante ressaltar que os processos da SAF são mais burocráticos, e a definição de nomes não passa apenas pelo diretor de futebol. É preciso, muitas vezes, o aval da 777. Além disso, Alexandre Mattos também tem feito mudanças no departamento de futebol, como foi no caso da contratação de Rodrigo Pelaipe para o auxiliar no dia a dia do clube.
Alexandre Mattos e Lúcio Barbosa, na sede da SAF do Vasco
Leandro Amorim/Vasco.com.br
Veja linha do tempo com primeiros atos de Alexandre Mattos no Vasco:
Segunda-feira (11/12): diretor de futebol é anunciado pelo Vasco: "Me preparei, estudei na Fifa, na Uefa e estou pronto, com muita humildade, para colaborar".
Terça-feira (12/12): Mattos desembarca no Rio de Janeiro e fala pela primeira vez com a imprensa: "Sou um profissional de desafios grandes e sem dúvida chego para um que é um dos maiores".
Ainda na terça-feira, o dirigente foi ao escritório da SAF, na Barra da Tijuca, onde participou de reunião com o CEO Lúcio Barbosa.
Mais tarde, esteve no CT Moacyr Barbosa para conhecer a estrutura do Vasco. Também visitou São Januário. "O Vasco me surpreendeu positivamente em muita coisa", disse Mattos.
Quarta-feira (13/12): o ge noticia o primeiro alvo de Mattos no mercado: o zagueiro Junior Alonso, que pertence ao Krasnodar, da Rússia.
Quinta-feira (14/12): Vasco abre conversas com o Bragantino para comprar Praxedes. Dirigente vai participar da negociação.
Sexta-feira (15/12): o executivo acertou a contratação de Rodrigo Pelaipe, que vai trabalhar ao seu lado e será uma espécie de supervisor de futebol.
Ainda na sexta-feira, o ge informou que o Vasco encaminhou renovação do contrato do zagueiro Maicon até dezembro de 2024.
???? Ouça o podcast GE Vasco ????
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV: