Prova acontece sábado (9), na Aldeia Ikolen, em Nova Colina Prefeitura incentiva evento indígena do Festival da Castanha
Acervo - CCS
Em mais uma ação enaltecendo as culturas indígenas no município, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) estará realizando o primeiro Festival da Castanha do povo Gavião. O evento inédito, vai acontecer neste sábado (9), na aldeia Ikolen, no distrito de Nova Colina, sentido Fazenda Castanhal.
A festa vai reunir 16 aldeias competindo diretamente dentro das modalidades de Arco e Flecha, disputa de futebol (masculino e feminino). O ponto alto do evento será a prova da castanha, com disputas exclusivas para a comunidade indígena. O convite é estendido a todos que queiram prestigiar a mais este evento esportivo e cultural.
Prova acontece sábado (9), na Aldeia Ikolen, em Nova Colina
Acervo - CCS
Pela primeira vez sendo realizado entre os povos indígenas, o Festival da Castanha tem como objetivo comemorar o início da colheita da castanha, fruto natural da região Norte do Brasil. A festa começa às 9h com disputas na modalidade de futebol, categorias Feminino e Masculino, entre os povos Arara e Gavião. Os jogos acontecem até o horário de almoço.
Conforme programação divulgada pela Semictur, às 13h acontece a solenidade oficial de abertura, com discurso das autoridades presentes. Na sequência, começam os concursos propriamente ditos, a respeito da castanha. Durante a prova serão julgados a colheita da maior e da menor castanha, o maior e o menor ouriço, além de quem quebrar 10 ouriços em menor tempo. O encerramento está previsto para às 17h.
Pela primeira vez sendo realizado entre os povos indígenas, o Festival da Castanha tem como objetivo comemorar o início da colheita da castanha, fruto natural da região Norte do Brasil.
Acervo - CCS