Segundo o "As", clube francês poderia assegurar liberação para o torneio de futebol dos Jogos do ano que vem em meio a negociação A indefinição sobre o futuro de Mbappé voltou à pauta na imprensa europeia com a aproximação da virada do ano, quando o francês ficará livre para assinar um pré-contrato com qualquer equipe. E, segundo o jornal "As", da Espanha, o PSG segue interessado em renovar o contrato do astro e está otimista para tal possibilidade, principalmente por conta de um trunfo: os Jogos Olímpicos em Paris, no ano que vem.
+ Ronaldinho Gaúcho declara torcida por Mbappé na Bola de Ouro
Mbappé gostaria de disputar as Olimpíadas em Paris
Claudia Greco/Reuters
O diário espanhol cita que a diretoria e o jogador não têm pressa, mas voltarão a negociar a renovação no começo do ano que vem. E o PSG poderia usar a seu favor a intenção de Mbappé de disputar o torneio de futebol das Olimpíadas. O craque já deixou claro que quer ser o líder da seleção francesa na luta pelo título em casa - mas, para isso, dependeria de uma liberação por parte do clube onde estiver empregado, uma vez que a competição é disputada fora de um período oficial de Data Fifa.
O PSG poderia prometer a Mbappé no processo de renovação a liberação necessária para a disputa dos Jogos Olímpicos. Assim, o jogador, que é nascido na região metropolitana de Paris, poderia entrar para a história como um possível medalhista olímpico, caso seja incluído entre os três jogadores acima dos 23 anos na seleção anfitriã.
Outro fator que pode pesar para que Mbappé aceite estender seu vínculo com o PSG são as marcas que poderia atingir em seu país natal. Mbappé entrou para a lista dos 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Francês, com 179 gols e poderia subir em tal ranking. Para se tornar o maior goleador da história do torneio, seriam necessários mais 121 gols, superando os 299 de Delio Onnis - o que demandaria mais alguns anos na França.
Mbappé quase rumou para o Real Madrid no meio de 2022, quando a imprensa espanhola indicou que o jogador tinha um acordo verbal com o presidente Florentino Pérez. Porém, diante da chance de perder uma de suas grandes estrelas de graça, o PSG abriu os cofres e ofereceu uma renovação de altas cifras para o atacante, que assinou contrato por dois anos, com opção de extensão por mais um.
É justamente este contrato que se tornou o alvo de polêmica no começo da atual temporada. Apesar de ter posado com uma camisa com o número 2025 quando renovou com o PSG, Mbappé não quis ativar a cláusula de extensão do vínculo por mais um ano. Ou seja: a temporada atual pode ser a última do jogador no PSG.
Mbappé x Haaland? Gringolândia debate a sucessão de Messi na Bola de Ouro
Para não perder Mbappé de graça no meio de 2024, o clube precisaria chegar a um acordo para renovar o contrato do jogador por pelo menos mais um ano ou mesmo negociá-lo na janela de transferências do inverno europeu, em janeiro.
Assim, o Real Madrid apareceria de novo como um possível destino. Desejo pessoal de Florentino Pérez, a contratação de Mbappé foi por água abaixo com a renovação no ano passado - quando o Real acreditava que conseguira trazer o atleta sem custos de transferências. A imprensa europeia destacou que Mbappé tinha um acordo verbal com Florentino Pérez, que optou por não assinar nenhum documento para deixar o atleta à vontade. Porém, diante da possibilidade de perder um de seus grandes craques sem nenhuma compensação financeira, o PSG investiu forte para renovar o contrato de Mbappé. E o jovem desistiu da transferência para o Real, deixando parte da diretoria irritada.