Coxa pode assumir a segunda colocação do Brasileiro em caso de vitória. A bola rola às 20h, na Ressacada, em Florianópolis Com a moral lá em cima, o Coritiba enfrenta o Avaí nesta segunda-feira, às 20h, na Ressacada, pela quinta rodada da Série A do Brasileiro. O Alviverde leva vantagem histórica sobre o adversário, defende um tabu de 44 anos e deve ter mudanças para a partida.
O técnico Gustavo Morínigo treinou durante a semana com o time que atuou no segundo tempo contra o Fluminense. Após sair perdendo por 2 a 0 nos primeiros 45 minutos, o treinador lançou Egídio, Robinho e Léo Gamalho nos lugares de Guilherme Biro, Régis e Clayton e conseguiu a virada.
Morínigo gostou da atuação da equipe na segunda etapa, aproveitou a semana cheia de trabalho para testar as mudanças entre os titulares e deve começar a partida com os três.
A provável escalação do Coxa tem: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey e Robinho; Igor Paixão, Alef Manga e Léo Gamalho.
Henrique almeja liderança da Série A, mas reforça objetivo do Coritiba: "Jogo a jogo"
Com Pablo García, Coritiba divulga relacionados para jogo contra Avaí
Artilharia na elite e espírito guerreiro do Coritiba: falamos com Léo Gamalho
Com todas as outras partidas já realizadas na quinta rodada do Brasileiro, o Coxa pode assumir a segunda colocação do Brasileiro com uma vitória na Ressacada.
O Santos é o vice-líder com 10 pontos e seis gols de saldo. Para superar o Peixe, o Coritiba precisa vencer por três gols de diferença. Uma vitória por um placar inferior coloca a equipe na terceira colocação.
Ótimo retrospecto contra o Avaí
O Coritiba defende um tabu de 44 anos sem perder para o Avaí em Florianópolis pela Série A do Brasileiro. A última derrota aconteceu no dia 23 de novembro de 1977, por 2 a 0, no estádio Orlando Scarpelli.
No período, foram quatro jogos, com duas vitórias do Coxa (2 a 0 em 2015 e 4 a 1 em 2017) e dois empates (2 a 2 em 2009 e 0 a 0 em 2011).
As partidas representam todos os confrontos entre as duas equipes na Ressacada pela Série A. Ou seja, o Coritiba nunca perdeu na casa do Avaí em partidas do Brasileiro.
O Verdão também defende dois tabus recentes contra os catarinenses: venceu os últimos três jogos na elite e também venceu os últimos três duelos entre eles.
Pelo Campeonato Brasileiro, os três compromissos mais recentes terminaram em vitória em 2015 (2 a 0, na Ressacada) e em 2017 (4 a 0, no Couto Pereira, e 4 a 1, na Ressacada). A derrota mais recente aconteceu na quarta rodada da Série A de 2015, por 2 a 1, no Couto.
As últimas três partidas entre as duas equipes foram pela Série B. Vitórias do Alviverde por 1 a 0 (em 2018), 2 a 0 e 2 a 1 (ambas em 2021). O Avaí venceu o confronto do primeiro turno da competição em 2018, na Ressacada, por 2 a 0.
Coritiba vira mais da metade dos jogos em 2022: "Mostra o caráter da equipe"
Coritiba tem lucro de R$ 3,8 milhões em 2021 e apresenta superávit após 13 anos
Willian Farias Coritiba Avaí
Matheus Sebenello/NeoPhoto
Mais notícias do Coritiba no Twitter
Siga o GE/PR no Facebook
Além do Brasileirão, o Coxa tem outro desafio importante nesta semana. Após vencer por 1 a 0 em casa, a equipe alviverde encara o Santos na quinta-feira, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro.
Apesar disso, Gustavo Morínigo levou sua força máxima para Santa Catarina. O elenco fica em Florianópolis após a partida e viaja direto para Santos para o duelo da Copa do Brasil.
Para o confronto desta segunda, o treinador paraguaio não conta com os laterais-direitos Natanael, Warley e Nathan, além do meia Thonny Anderson (todos no departamento médico). Por outro lado, o atacante Pablo García se recuperou e fica à disposição após dois meses.
Agenda de jogos
Avaí x Coritiba: 09/05, segunda-feira, 20h - Ressacada (Brasileiro)
Santos x Coritiba: 12/05, quinta, 21h30 - Vila Belmiro (Copa do Brasil)
Coritiba x América-MG: 15/05, domingo - Couto Pereira (Brasileiro)
Atlético-GO x Coritiba: 22/05, domingo - Antônio Accioly (Brasileiro)
Coritiba x Botafogo: 29/05, domingo - Couto Pereira (Brasileiro)
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr
O Coxa tá chamando. Seja sócio!