O Vereador FlĂĄvio Ribeiro solicita ao Executivo Municipal que tome medidas necessĂĄrias para requerer, por meio dos procedimentos legais adequados, uma recontagem dos munĂcipes de Nova Brasilândia D'Oeste com base no censo realizado pela União por intermédio do IBGE.
De acordo com as informações disponibilizadas pelo IBGE, o censo concluĂdo indicou uma população de 15.679 habitantes no municĂpio (censo 2022). No entanto, é importante ressaltar que o Ășltimo censo realizado pelo IBGE, juntamente com projeções, estimava uma população de mais de 20 mil habitantes.
A contagem apresentada pelo IBGE apresenta algumas alegações que são completamente contraditórias, qual seja, hĂĄ a indicação de 1400 residĂȘncias fechadas. Após conversar com os munĂcipes e imobiliĂĄrias da cidade, verificamos que, em primeiro lugar, não hĂĄ residĂȘncias disponĂveis para alugar. Além disso, hĂĄ relatos de vĂĄrias famĂlias que sequer foram visitadas pelos recenseadores.
Caso seja necessĂĄrio, temos a possibilidade de apresentar diversas famĂlias que informaram não terem sido visitadas por nenhum recenseador durante o censo de 2022. Também podemos realizar uma busca no perĂmetro urbano para verificar a existĂȘncia desse nĂșmero de residĂȘncias fechadas.
Diante desses fatos, o Vereador FlĂĄvio Ribeiro solicitou a adoção de medidas administrativas ou judicial para requerer uma recontagem populacional neste municĂpio. Afinal, a manutenção de tais erros dificultara significativamente o recebimento de recursos por parte do governo federal e estadual, que são essenciais para o desenvolvimento e funcionamento adequado da cidade.
Fonte: Virtual Rondônia