anuncie

Veja todas as denúncias de racismo contra Vinícius Junior em LaLiga; nenhuma punição esportiva

Brasileiro é vítima de ataques racistas desde 2021 e três processos já foram arquivados Vinícius Junior foi, mais uma vez, vítima de ataques racistas no último domingo, em Valencia x Real Madrid.

Por Virtual Rondônia em 22/05/2023 às 09:44:28
Brasileiro é vítima de ataques racistas desde 2021 e três processos já foram arquivados Vinícius Junior foi, mais uma vez, vítima de ataques racistas no último domingo, em Valencia x Real Madrid. Desde então, o atacante brasileiro cobra de LaLiga ações e punições, enquanto o presidente da entidade, Javier Tebas, argumenta que dez denúncias, contando com a mais recente, contra ataques racistas já foram feitas.

Dos nove processos anteriores abertos por LaLiga desde 2021, três foram arquivados e os demais seguem correndo normalmente na justiça. O fato é que nenhum clube teve qualquer punição esportiva.

+ Tebas: "Não posso permitir que manche imagem da LaLiga"

+ Desprotegido, Vinicius não descarta deixar a Espanha

Veja os insultos racistas da torcida do Valencia contra Vinicius Junior

Veja os 10 processos por ataques racistas contra Vini na Espanha:

1. Barcelona x Real Madrid (24/10/2021)

Torcedores gritaram "macaco" para Vinícius Junior no Camp Nou. LaLiga apresentou denúncia à Procuradoria de Ódio de Barcelona. Os autores dos ataques não foram identificados e o caso foi arquivado.

2. Mallorca x Real Madrid (14/03/2022)

Foram ouvidos sons imitando macacos das arquibancadas do estádio Son Moix. LaLiga abriu nova denúncia, que foi arquivada, segundo à Procuradoria de Ódio local, porque "a expressão e os sons emitidos, indubitavelmente típicos de atitudes profanas e desprezíveis, bem como vexatórios e absolutamente rejeitáveis, não parecem abranger inicialmente, para o presente caso, a dimensão penal pública que se postula".

3. Atlético de Madrid x Real Madrid (18/09/2022)

Nos arredores do estádio Wanda Metropolitano, antes do clássico, vários torcedores gritavam "Vinícius você é um macaco, você é um macaco". Novamente LaLiga apresentou denúncia que foi arquivada. "Não há ato específico para imputar a uma pessoa específica e, uma vez contextualizados os insultos racistas, não constituiriam um crime contra a dignidade de a pessoa. E isso pelo fato de serem desagradáveis, inoportunos e desrespeitosos, pois foram derramados por ocasião da celebração de uma partida de futebol de máxima rivalidade, com outras alusões depreciativas ou zombeteiras marcadas por aquela competição esportiva, juntamente com sua natureza de que não se repetiram além dos dois atos expostos e que duraram alguns segundos", disse a Procuradoria de Ódio de Madrid.

Vinícius Júnior é vítima de ofensas racistas pela torcida do Atlético de Madrid

4. Valladolid x Real Madrid (30/12/2022)

Alguns torcedores chamaram Vinícius Junior de "negro bastardo" e "negro m..." no estádio José Zorrilla. A partir deste caso, LaLiga trocou de estratégia e apresentou denúncia em três frentes: na Comissão Anti-Violência, na Comissão da Competição e diretamente no Tribunal de Valladolid. Vários responsáveis pelos insultos foram identificados e o processo penal foi instaurado. O clube de Ronaldo Fenômeno abriu processo interno com 11 identificados e retirou seus ingresso da temporada.

5. Real Madrid x Atlético de Madrid (26/01/2023)

Antes do clássico, válido pela Copa do Rei, Madri acordou com um boneco, com a camisa de Vini, pendurado numa ponte simulando o enforcamento de Vinícius Junior. LaLiga apresentou uma queixa ao Tribunal de Instrução de Madri. O processo segue em andamento para identificar responsáveis.

6. Mallorca x Real Madrid (05/02/2023)

Mais um ataque racista no estádio Son Moix. Um torcedor gritou "macaco" para Vinícius Junior. O caso foi relatado novamente e o processo foi aberto. Através de um vídeo no TikTok, o autor foi identificado. Ele já havia proferido ataques racistas ao jogador "Chukwueze dias antes. Ele perdeu a carteira de sócio por três anos. Além disso, a Comissão Anti-Violência impôs uma multa de R$ 22 mil e um ano de banimento de qualquer instalação esportiva.

7. Osasuna x Real Madrid (18/02/2023)

Insultos racistas foram proferidos contra o brasileiro no estádio El Sadar. Os atos foram denunciados pela LaLiga perante os tribunais de instrução de Pamplona. Os autores ainda não foram identificados.

8. Betis x Real Madrid (05/03/2023)

Gritos de "macaco" foram dirigidos a Vinícius Junior nas arquibancadas do estádio Benito Villamarín. LaLiga apresentou denúncia ao tribunal investigativo de Sevilha após detectar o autor dos insultos.

9. Barcelona x Real Madrid (19/03/2023)

Mais uma vez no clássico contra o Barça gritos de "macaco" e "morra" para Vinícius Junior foram ouvidos nas arquibancadas do Camp Nou. O caso foi denunciado nos tribunais de instrução de Barcelona.

10. Valencia x Real Madrid (21/05/2023)

No domingo, Vini acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de "macaco" no segundo tempo. O jogo chegou a ficar paralisado por cerca de oito minutos. Nos minutos finais, o brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili.

Vinicius Junior sofre racismo, é expulso, e Real Madrid perde para Valencia

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui