Galo se classifica em primeiro do grupo, mas pode cair uma posição na tabela geral para as oitavas Melhores momentos: Atlético-MG 1 x 2 Tolima, pela Taça Libertadores 2022
O Atlético-MG entrou em campo previamente classificado - e dificilmente perderia a liderança do Grupo D. Reuniu um bom número de torcedores na fria Belo Horizonte (34 mil presentes), mas o Galo teve dificuldades latentes na derrota para o Tolima para queda de invencibilidades.
Mais notícias do Atlético
Na avaliação de alguns integrantes da comissão técnica do Atlético, o time colombiano era o adversário mais duro. Veio a BH e venceu as duas vezes (havia superado o Coelho). Adotou estratégia defensiva para tentar um empate classificatório - já que o Del Valle massacrou o América. Conseguiu mais do que isso, premiado pela aplicação tática.
Atlético encerra maior série invicta da história da Libertadores
O Atlético dominou as ações da partida, conseguiu roubadas de bolas importantes no primeiro tempo, mas faltava espaço para uma finalização, drible e até mesmo um passe certeiro. A melhor chance foi pelo alto, com Rubens, na trave. Hulk se viu cercado de uma boa dupla de zaga do Tolima.
Atuações: Sasha tenta salvar derrota, mas defesa vacila
No segundo tempo, o Atlético pareceu se desorganizar com a transição meio-ataque do adversário. O gol de Rangel, de cabeça, foi com um cruzamento quando eram cinco defensores do Atlético na área, contra apenas o atacante. Ele se antecipou em Nathan Silva, ocupando o espaço vazio entre o zagueiro e Junior Alonso. Não havia ninguém do Galo nas costas do defensor brasileiro.
Nacho e Hulk em Atlético-MG 1x2 Tolima na Libertadores
Pedro Souza/Atlético-MG
Mariano, que havia entrado no intervalo no lugar de Guga, ficou perdido nesta jogada. Apareceu mais próximo de Guilherme Arana. Allan, por sua vez, quando a bola foi alçada para o cruzador, posicionou seu corpo para sair da área.
"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!"
O Atlético martelou, foi para cima, lotou o campo ofensivo, e obrigou o goleiro do Tolima a fazer boas defesas. Antonio Mohamed trocou os pontas, trouxe Sasha mais para o centro, deslocou Nacho na esquerda. O empate que amenizaria uma noite de pouca criatividade do Galo chegou, aos pés de Sasha, após desvio de Fábio Gomes.
O empate era favorável ao Tolima nesta altura do campeonato, mas houve ambição e qualidade para mais. Outro sinal de desorganização tática do Galo foi no segundo gol colombiano. Mariano tenta um bote no meio de campo ofensivo. A bola vai avançado a favor do Tolima, Hulk, de "lateral esquerdo" erra o carrinho. No mano-a-mano, Lucumí faz a jogada perfeita, toca em profundidade, deixa Alonso para trás, e recebe na cara de Everson, para toque sutil.
A festa no vestiário do Tolima após a partida no Mineirão durou bons minutos, com direito a uma interminável cumbia. O Atlético perdeu a invencibilidade de 18 jogos na Libertadores, de 37 jogos no Mineirão, é o primeiro do grupo, sofre com lesões - Zaracho, Keno e Vargas - mas precisa evoluir nitidamente se ambiciona chegar longe outra vez na Libertadores.
As oitavas é apenas no fim de junho, início de julho, e nesta sexta-feira, o Galo conhecerá seu adversário em sorteio. E pode ser o próprio Tolima.
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
O podcast ge Atlético está disponível nas seguintes plataformas:
???? Spotify - clique aqui para ouvir!
???? Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
???? Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
???? Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
?? Dá o play!
Galo na Veia - Programa de sócios do Atlético-MG
Divulgação
Seja sócio e faça o Atlético ainda mais forte! - clique aqui