Atacante estava relacionado para o jogo contra o Náutico, pela Copa do Brasil, mas tem punição aberta de um ano vinda do futebol chinês O Cruzeiro retirou o atacante Henrique Dourado do jogo contra o Náutico, nesta terça-feira, no Independência, pela terceira fase da Copa do Brasil. Segundo o clube, o motivo seria a insegurança jurídica sobre uma punição recebida pelo atacante ainda no Campeonato da China, ano passado. Daniel Jr. entra em seu lugar na lista.
Henrique Dourado havia sido relacionado para enfrentar o Náutico pela Copa do Brasil
+ Mais notícias do Cruzeiro
+ Gestor do Cruzeiro, Ronaldo evita comentar crise do Corinthians: "Questão ética"
O Cruzeiro informou que tomou ciência somente nesta terça de um comunicado da Associação Chinesa de Futebol a respeito de punição desportiva ao atleta Henrique Dourado. Em agosto do ano passado, o brasileiro foi suspenso por um ano e condenado pagar multa de 200.000 yuanes (cerca de R$ 148 mil na época) após uma trombada em um árbitro durante uma partida.
Henrique Dourado revela desgaste na China e admite empurrão em árbitro: "Foi intencional"
O Cruzeiro realizou uma consulta à Fifa para saber se a punição se aplica ao clube ou se deveria ser aplicada apenas na China. Entretanto, não recebeu retorno da entidade.
Assim, de acordo com o Cruzeiro, Dourado foi desconvocado de maneira preventiva. O clube afirmou que há resguardo contratual sobre a questão.
- Ciente das possíveis interpretações para a punição, o Cruzeiro se resguardou contratualmente na confecção do vínculo com o atacante - disse o clube em nota.
Henrique Dourado Cruzeiro
Gustavo Aleixo
A expulsão na China
O lance aconteceu aos 16 minutos do primeiro tempo do duelo entre o Henan Songshan e o Wuhan Yangtze River no domingo. Ao voltar para ajudar a defesa, Henrique Dourado, que completa 33 anos em setembro, deu uma trombada no juiz, que caiu rolando no chão.
Henrique Dourado disputou 17 jogos e marcou oito gols em 2020 pelo Henan Jianye
Divulgação / Arquivo Pessoal
Em um primeiro momento, Ning Ma parecia levar o lance na esportiva, entretanto, parou o jogo posteriormente e expulsou o atacante brasileiro do Henan Songshan, que negou a agressão e saiu de campo reclamando muito.
Veja o comunicado do Cruzeiro:
Nesta terça-feira (25), o Cruzeiro identificou um comunicado da Associação Chinesa de Futebol a respeito de punição desportiva ao atleta Henrique Dourado. O clube aguarda retorno formal da FIFA, informando se a medida se aplica em âmbito global ou somente na China.
Portanto, de maneira preventiva, o Cruzeiro optou pela desconvocação do atleta para a partida desta noite, contra o Náutico, válida pela Copa do Brasil 2023. Para a vaga de Henrique Dourado foi convocado o meio-campista Daniel Jr.
Ciente das possíveis interpretações para a punição, o Cruzeiro se resguardou contratualmente na confecção do vínculo com o atacante.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????