Goleiro saiu do clube no início de 2022 criticando gestão da SAF; ao Boleiragem, do SporTV, Fenômeno lembra cenário "assustador" com pressão da torcida Quase um ano e quatro meses após a saída conturbada de Fábio do Cruzeiro, Ronaldo abriu as portas para o goleiro encerrar a carreira como profissional no clube onde fez quase 1.000 jogos. A declaração foi durante participação no Boleiragem, do SporTV, nesta segunda-feira.
Ronaldo fala sobre saída de Fábio: "Foi assustador"
+ Notícias do Cruzeiro
- Tenho certeza que o Fábio, quando ele achar que será o momento de voltar a conversar, de talvez terminar a carreira dele no Cruzeiro, a gente vai ter um prazer enorme de ouvi-lo e realizar esse sonho dele e da torcida.
"(...) Reafirmo o compromisso de conversar com ele, encontrar uma solução para encerrar a carreira dele no Cruzeiro. As portas estão abertas para ele"
Fábio esteve no Cruzeiro de forma ininterrupta entre 2005 e o final de 2021. Em janeiro de 2022, com a chegada da SAF, o goleiro não teve o contrato renovado – meses antes, a prorrogação estava acertada com a antiga gestão. Após a saída confirmada, ele acertou com o Fluminense.
Na época em que houve a decisão, a torcida do Cruzeiro realizou um protesto em frente à Toca da Raposa e pediu as saídas de Ronaldo e Paulo André. Ronaldo não tinha sequer chegado a BH após assinar o acordo para compra do clube e se disse assustado com aquela situação.
"Foi um momento muito difícil, e o torcedor reagiu com uma agressividade extremista. Foi assustador. Aumentamos a segurança de todos os diretores, foi um momento muito complicado. Mas passou, deu certo, o torcedor entendeu em seguida o nosso momento."
Fábio disputou sua última temporada pelo Cruzeiro em 2021
Thiago Ribeiro/AGIF
Ronaldo também lamentou o fato de o goleiro ter sido vaiado por alguns torcedores no duelo entre Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado.
- Jogamos contra o Fluminense, e a reação foi muito ruim com ele, vaiando em alguns momentos, o que não era necessário. A gente tinha que continuar nossa sobrevivência, e o tempo mostra as razões de cada um.
O documentário "A Virada", que conta bastidores da conquista da Série B do Cruzeiro no ano passado e também sobre os primeiros 15 meses de gestão de Ronaldo, retrata a saída de Fábio. Imagens mostram o celular de Paulo André "inundado" de mensagens após o episódio.
- Cinco minutos depois começa a rolar o WhatsApp. E eu precisava ligar, precisava atender, e o negócio (aplicativo) não parava, bugou (o celular). Já tinham mais de 30 mil mensagens. Ameaça de morte, xingamento tudo mais, não dava para ler - disse o ex-zagueiro, no primeiro episódio documentário.
Fábio chegou ao Fluminense ainda em janeiro do ano passado, após ter acerto encaminhado com o América-MG - ele tem residência fixa em Belo Horizonte. Titular do time, teve renovação por atingir metas, em novembro do ano passado. Em 2023, com o Fluminense campeão carioca, líder do Brasileiro e da sua chave na Libertadores, o goleiro também assume papel de destaque com Diniz. Aos 42 anos, soma 18 partidas na temporada.