Time vê Kobel errar feio e toma três gols no primeiro tempo. Com gritos de "olé" antes dos 30, placar poderia ser mais elástico no clássico Se antes de a bola rolar na Allianz Arena o clima era de decisão de campeonato, o clássico entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund tratou de jogar um balde de água fria nas expectativas logo aos 13 minutos. Foi quando Kobel falhou de forma grotesca e deixou a bola passar e morrer no fundo da rede após lançamento de Upamecano, feito do campo de defesa (veja no vídeo abaixo).
+ Como foi Bayern de Munique 4 x 2 Borussia Dortmund
+ Veja a tabela do Campeonato Alemão
Tomar um gol logo cedo, num confronto tão difícil, e numa pixotada que certamente ficará marcada na história fez com que o time comandado por Edin Terzic desmoronasse. Depois de um bom começo, onde teve posse no campo de ataque e até chegou a assustar com Reus, o Dortmund entregou rapidamente a liderança da Bundesliga na mão do rival.
Num intervalo de 10 minutos depois do primeiro gol, Thomas Müller balançou a rede duas vezes. Primeiro, numa jogada de bola parada após desvio de cabeça de De Ligt. Depois, num rebote de Kobel em finalização de Sané. O sistema defensivo adversário provou ali estar em outra rotação. E a torcida local sentiu: começou a gritar "olé" ainda antes dos 30.
+ Kobel, do Dortmund, resume falha contra Bayern: "Uma m..."
Kobel não acredita em falha que cometeu no primeiro gol do Bayern de Munique contra o seu Borussia Dortmund
Alexander Hassenstein/Getty Images
Não foram poucas as chances que o Bayern teve e que não resultaram em gol. Pouco antes do intervalo, Coman foi responsável por uma delas, mas se atrapalhou na área. O francês, no entanto, ampliou logo aos cinco do segundo tempo após passe de Sané. O 4 a 0 no placar, que ainda poderia ser mais elástico, exterminou de vez qualquer esboço de reação que o Borussia poderia ter.
Terzic mudou jogadores, posições em campo - Guerreiro e Emre Can, que começaram no meio-campo, passaram a jogar como lateral e zagueiro, respectivamente -, mas já estava nas cordas. Do outro lado, as chances não cessavam, e dois lindos gols ainda foram anulados por posição de impedimento - um de Choupo-Moting, de voleio, outro de Gnabry, por cobertura.
Upamecano gol Bayern de Munique Borussia Dortmund
Angelika Warmuth/Reuters
O Borussia Dortmund ainda conseguiu evitar a goleada e sair "apenas" com um 4 a 2 negativo em Munique. Can, de pênalti, e Malen, já perto dos acréscimos, marcaram. Mas foram gols num momento do jogo em que a festa já estava garantida para Thomas Tuchel em sua estreia.
Os donos da casa ainda puderam exibir seu luxuoso banco de reservas, o melhor do futebol europeu. Mané, Gnabry, Musiala, João Cancelo e Gravenberch entraram com o placar já resolvido.
Festa da torcida do Bayern de Munique no clássico contra o Borussia Dortmund
Thiago Benevenutte
O Bayern, que já tem melhor material humano, levou a melhor na parte anímica. Tomou a liderança da competição, e agora tem dois pontos de vantagem sobre o Borussia. Para o time de Dortmund, fica a lição: para quebrar a hegemonia, vacilos do tipo não são permitidos.