Quem mora em Porto Velho, Buritis, Cujubim, Ji-Paraná e Pimenta Bueno pode receber visitas dos agentes do IBGE. Censo IBGE 2022
Helena Pontes/Agência IBGE de Notícias
Cinco municípios de Rondônia ainda não tiveram a cobertura mínima esperada no Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para diminuir o número de domicílios que não responderam ao questionário, os recenseadores realizam uma ação intensiva pelo estado, inclusive no fim de semana.
Quem mora em Porto Velho, Buritis, Cujubim, Ji-Paraná e Pimenta Bueno pode receber visitas dos agentes do IBGE no sábado (25), durante a ação concentrada, das 8h às 12h.
Atualmente, o Censo está na fase de varredura, que consiste em buscar os moradores que por algum motivo não responderam o questionário do Censo 2022. Segundo o IBGE, esta fase de varredura está prevista para ser encerrada em uma semana, no dia 31 de março.
Atualmente a cobertura do Censo perto de 94%, sendo que a taxa mínima é de 94% dos domicílios alcançados.
“Está faltando pouco para a gente fechar, mas a gente tem como meta maior 100%. Censo é censo e censo é 100%”, aponta o coordenador operacional do Censo Demográfico em Rondônia, Jorge Elarrat.
Para alcançar a população que ainda não respondeu ao Censo, o IBGE tem realizado mutirões nos cinco municípios de Rondônia.
Como confirmar que a pessoa na minha porta é o recenseador?
Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.
Saiba como identificar o recenseador ou recenseadora
Divulgação/IBGE