anuncie

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, assume cadeira no Conselho da Fifa

Por Virtual Rondônia em 16/03/2023 às 07:32:21
Dirigente é alvo de críticas do antecessor, Fernando Sarney, que cita "acordos não cumpridos" O Congresso da Fifa que reelegeu Gianni Infantino para mais um mandato também marcou a estreia do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como integrante do Conselho da entidade – um colégio de 36 pessoas, indicadas pelas confederações continentais – que toma as decisões mais importantes do futebol mundial.

Ednaldo foi indicado pela Conmebol em substituição a Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, que ocupava essa cadeira desde novembro de 2015. Durante o Congresso da Fifa, nesta quinta-feira, em Kigali, Ruanda, Infantino saudou Ednaldo como novo integrante do Conselho. O presidente da CBF fez um rápido discurso:

– Obrigado presidente pela confiança, presidente. Obrigado pela confiança da Conmebol por ter me indicado. Vamos trabalhar para o futebol fazer o mundo melhor.

Eduardo Rodrigues, presidente da CBF no Congresso da Fifa

Divulgação/Conmebol

A entrada de Ednaldo no Conselho da Fifa gerou críticas de seu antecessor, Fernando Sarney – os dois sempre foram aliados na CBF, tanto que Sarney é um de dos vice-presidentes da gestão do atual presidente da entidade.

– Ele esqueceu os compromissos que assumiu comigo – afirmou Sarney ao ge quando soube que seria substituído. Ao blog do jornalista Rodrigo Mattos, no portal Uol, o dirigente foi ainda mais enfático e disse que sua substituição no Conselho da Fifa se configurava "uma traição e uma ingratidão".

Na véspera do Congresso, Ednaldo Rodrigues afirmou ao que Sarney ocupou o cargo nos últimos anos "por uma situação excepcional", e que continua contando com ele como vice da CBF.

– A própria Conmebol se sentia numa situação atípica, e isso foi colocados por todos os presidentes das associações nacionais [da América do Sul], porque o Brasil era o único país que tinha um integrante no Conselho da Fifa que não era presidente. O que nós fizemos foi corrigir essa situação – disse Ednaldo ao ge em Kigali.

Fernando Sarney, Ednaldo Rodrigues e Wilson Seneme em evento da CBF

Martín Fernandez

Cargo já foi de Teixeira e Del Nero

É a primeira vez desde 2012 que a CBF tem um presidente que ocupa também os assentos no Conselho da Conmebol e da Fifa. Naquele ano, em meio a denúncias de corrupção, Ricardo Teixeira renunciou a todos os cargos.

Texeira foi substituído por José Maria Marin na presidência da CBF, mas os cargos na Conmebol e na Fifa foram ocupados por Marco Polo Del Nero. Em 2015, depois que foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos EUA, Del Nero indicou Fernando Sarney para substituí-lo na Fifa e Reinaldo Carneiro Bastos para representar o Brasil na Conmebol.

Em 2019, Rogério Caboclo foi eleito presidente da CBF e substituiu Reinaldo Carneiro Bastos na Conmebol. Mas manteve Fernando Sarney no Conselho da Fifa. Em 2021 Caboclo deixou a CBF por denúncias de assédio sexual e assédio moral publicadas pelo ge, e durante alguns meses foi substituído de maneira interina por Ednaldo Rodrigues.

Em março de 2022, após uma reforma em seu sistema eleitoral, a CBF elegeu Ednaldo Rodrigues para um mandato de quatro anos.

O salário dos membro dos Conselho da Fifa, divulgado pela própria Fifa em seu balanço anual, é de US$ 300 mil anuais, cerca de R$ 1,5 milhão.

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui