anuncie

Análise: Coritiba precisa encontrar o futebol do Couto Pereira nas partidas fora de casa

Por Virtual Rondônia em 22/05/2022 às 08:00:12
Invicto no Alto da Glória no Brasileiro, Coxa não vence longe de seus domínios desde o final de março. "Equiparar à atitude dentro de casa" Qual é o verdadeiro Coritiba? O que encantou o Brasil no início da Série A com futebol atraente e ofensivo no Couto Pereira, ou o que não consegue se encontrar quando atua fora de casa?

Com a força de sua torcida em Curitiba, o time de Gustavo Morínigo tem tido uma atitude vencedora. Quando não faz boas partidas, como contra o América-MG, consegue garantir a vitória na garra. Quando começa mal o jogo, como contra o Fluminense, busca força nas arquibancadas e chega a uma virada praticamente impossível.

Já longe de casa... Neste sábado, o Verdão repetiu as atuações inconstantes das partidas recentes contra o Avaí, pelo Brasileiro, e contra o Santos, na eliminação da Copa do Brasil, foi "apático", como definiu o técnico Gustavo Morínigo, e perdeu para o Atlético-GO por 2 a 0.

Coritiba é apático contra o Atlético-GO e perde pelo Brasileiro

Morínigo critica apatia e cobra falta de atitude: "Erramos muito"

Defesa não se acerta e ataque é ineficiente na derrota em Goiânia

A sequência longe do Alto da Glória impressiona negativamente. Nos últimos cinco jogos, o Coritiba não venceu nenhum e só conseguiu conquistar um ponto, no empate contra o Atlético-MG. Um aproveitamento de 6,7%.

Santos 2x1 Coritiba (Brasileiro)

Atlético-MG 2x2 Coritiba (Brasileiro)

Avaí 2x1 Coritiba (Brasileiro)

Santos 3x0 Coritiba (Copa do Brasil)

Atlético-GO 2x0 Coritiba (Brasileiro)

Em compensação, no mesmo período e ao lado de seus torcedores, o Alviverde teve apenas vitórias e somou 100% de aproveitamento.

Coritiba 4x2 Maringá (Paranaense)

Coritiba 3x0 Goiás (Brasileiro)

Coritiba 1x0 Santos (Copa do Brasil)

Coritiba 3x2 Fluminense (Brasileiro)

Coritiba 1x0 América-MG (Brasileiro)

- A gente tem uma torcida que é apaixonada pelo clube. Quando ela está junto com a gente, acaba se tornando nosso 12º jogador. Alguns jogadores às vezes se motivam com o nosso torcedor, o que é válido - disse Willian Farias após o jogo deste sábado, buscando explicações para as vitórias no Couto e as derrotas na estrada.

Torcida Coritiba Couto Pereira

Divulgação/Coritiba

A dicotomia entre o comportamento dentro e fora preocupa também o técnico Gustavo Morínigo. O treinador revelou que teve uma conversa com os jogadores antes do jogo deste sábado para evitar uma atuação ruim na casa do Dragão. Desta vez, em vão.

Sabemos que há muita diferença. Falamos isso. Temos equiparar à atitude dentro de casa, dentro do Couto, que é totalmente diferente. Mas não é fácil.

Contra o Atlético-GO, o time relembrou os piores momentos dos jogos com o Avaí e o Santos. Perdeu oportunidades de matar a partida antes do gol do Dragão, semelhante ao que aconteceu em Santa Catarina.

Depois, sofreu muita pressão e não conseguiu mais segurar a bola, até finalmente sofrer o primeiro gol, seguindo o mesmo roteiro da partida do confronto na Vila Belmiro, que custou caro com a queda precoce na Copa do Brasil.

- A derrota dói, porque sabemos que temos condições de fazer as coisas melhor - avaliou Morínigo.

O problema está posto e incomoda. Sem a Copa do Brasil, o Coritiba terá vantagens de poder contar com semanas de trabalho completas entre cada partida até o final do Brasileiro, ao contrário de times que disputam outras competições nacionais e continentais.

O elenco, bem reforçado para a disputa da Série A, provou ser capaz de bater de frente com adversários mais qualificados - como fez contra o atual campeão brasileiro, em Minas, há apenas um mês.

Morínigo também já se provou ao montar uma equipe atrativa na elite. Resta conseguir a tão desejada mudança de atitude. Apenas o Couto Pereira não basta. O Coxa precisa pontuar fora para não passar perto do risco de queda, algo natural para um recém-promovido. O futebol do Alto da Glória precisa aparecer nas partidas longe da capital paranaense.

Mais notícias do Coritiba no Twitter

Siga o GE/PR no Facebook

Para a "sorte" do Coritiba, o próximo compromisso será contra o Botafogo, no próximo domingo, às 16h, pela oitava rodada da Série A do Brasileiro. A partida será realizada no Couto Pereira.

O jogo seguinte fora de casa acontece apenas no outro sábado, dia 04 de junho, diante do Ceará, no Castelão.

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

banner Coritiba

Coritiba

O Coxa tá chamando. Seja sócio!

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui