Federação Mineira explicou qual a definição correta da regra para chaveamento da semifinal; time ainda pode contar com rivais para se classificar ao mata-mata Após brechas para interpretações, a FMF explicou as regras de chaveamento para a semifinal do Mineiro. Com o regulamento definido, o Cruzeiro obrigatoriamente terá pela frente, em caso de classificação, clássico contra América-MG ou Atlético-MG.
Cruzeiro não depende mais só de si mesmo para chegar à semifinal do Campeonato Mineiro
+ Notícias do Cruzeiro
+ Cruzeiro lateral ex-Fluminense como alvo da vez
Com os resultados da última rodada, o Cruzeiro ficou na segunda colocação do Grupo C, com os mesmos 11 pontos e o mesmo saldo do Tombense, perdendo nos gols marcados. Com isso, o time pode se classificar como líder da chave ou como melhor segundo colocado.
De acordo com a FMF, o regulamento define que o time de melhor campanha geral enfrentará o melhor segundo colocado. O líder de segunda melhor campanha enfrentará o terceiro melhor líder (veja na foto abaixo).
Fedração Mineira explica, em nota, regras para chaveamento da semifinal do Mineiro
Reprodução/ FMF
Atlético-MG e América-MG são os únicos times classificados e brigarão pela melhor campanha geral na última rodada. Por isso, caso o Cruzeiro se classifique, seja como líder da sua chave ou como melhor segundo colocado, ele terá pela frente um dos dois rivais de Belo Horizonte - que inclusive podem ajudar a equipe celeste a avançar às semifinais.
O Atlético tem 17 pontos e depende apenas de uma vitória sobre o Democrata GV para manter a melhor campanha. O América tem 15 e precisa vencer, além de contar com tropeço do time alvinegro, para ostentar os melhores números gerais. Se a equipe empatar, já garantirá a segunda melhor campanha.
Cruzeiro empatou com o Atlético no jogo da primeira fase
Pedro Souza
Os dois rivais pegarão, na rodada final, times do grupo do Cruzeiro. Se o América-MG vencer ou empatar com o Tombense, o time celeste estará classificado como primeiro da chave, caso vença o Democrata SL. Em caso de empate da Raposa, a equipe de Pezzolano precisará que o Coelho vença o Tombense e que o Atlético-MG bata também o Democrata GV, que tem 10 pontos, na terceira colocação do grupo.
Veja os cenários de classificação do Cruzeiro:
Opção 1: líder do Grupo C
Hoje, o líder do grupo, Tombense, tem a mesma pontuação que o Cruzeiro e o mesmo número de vitórias e saldo de gols. A equipe de Tombos ocupa o primeiro lugar, já que tem três gols a mais no campeonato.
No melhor cenário, o Cruzeiro precisa vencer o Democrata SL na última rodada e ainda contar com um empate ou uma derrota do Tombense para o América-MG. Caso os dois vençam, o Cruzeiro precisará ser melhor nos critérios de desempate, que são, respectivamente: maior número de vitórias, maior saldo de gols, mais gols marcados, menor número de cartões vermelhos e menor número de cartões amarelos.
O Cruzeiro também pode empatar, chegar a 12 pontos e se classificar em primeiro. Para isso, no entanto, o time precisará que o Tombense seja derrotado pelo América e que Democrata GV e Ipatinga não somem a totalidade de pontos em disputa - o Ipatinga ainda tem dois jogos a fazer, com seis pontos ganhos na tabela.
Opção 2: Cruzeiro como melhor 2º colocado
Outra alternativa para o Cruzeiro se classificar é vencer o Democrata SL e contar com um tropeço do Athletic, contra o Ipatinga. O time alvinegro é o segundo melhor colocado da competição, com 12 pontos, um a menos que a Raposa.
No caso de tropeço da equipe de São João del Rei e vitória do Cruzeiro, o time celeste se classificaria, no mínimo, como melhor segundo colocado, sem precisar depender dos critérios de desempate em comparação com o Tombense.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????